Economia

Financial Times pede voto a favor da União Europeia


O jornal britânico Financial Times publicou nesta quinta-feira um editorial no qual pede voto a favor da União Europeia (UE) em 23 de junho, alegando que não é o momento de retornar à mentalidade da “pequena Inglaterra”.

“Não é o momento de retornar à pequena Inglaterra. Somos a Grã-Bretanha. Temos uma contribuição a fazer a um mundo mais próspero, mais seguro”, afirma o FT, referência do mundo financeiro.

O jornal acusa a campanha Brexit (que defende a saída do país do bloco europeu) de ter sido “superficialmente patriótica, mentirosa no conteúdo”, particularmente sobre os custos da saída, que seriam elevados, e sobre os riscos de permanecer.

O FT ataca alguns mantras dos partidários do Brexit: “o Reino Unido não contribui com 350 milhões de libras líquidas por semana ao orçamento da UE. O que economizaríamos não iria automaticamente para a saúde pública. A Turquia tem as mesmas possibilidades de entrar na UE até 2020 como as que Istambul tem de ser rebatizada de Constantinopla em um novo Império bizantino”.

O jornal destaca o constante apoio à presença da Grã-Bretanha ao longo do tempo e recorda que “desde que o Reino Unido entrou na União Europeia em 1973, o Produto Interno Bruto per capita real aumentou mais rápido que o da França, Alemanha e Itália”.

De acordo com a média das últimas seis pesquisas elaborada pelo organização What UK Thinks, os partidários do Brexit têm 52% das intenções de voto, contra 48% dos que desejam a permanência, descartando os indecisos, que segundo a maioria das sondagens superam 10%.

al/fp

Veja também
+ Modelo Suzy Cortez vai ao treino da Argentina dar água de seu banho a Messi
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

GB mídia referendo UE