08/07/2021 - 17:36
Neste final de semana, serão conhecidas as seleções campeãs da Copa América e da Europa. Disputam a final 4 seleções tradicionais: Brasil, Argentina, Itália e Inglaterra. Mas fora dos campos, no campo digital, quem será que leva essa disputa?
A Spark avaliou a performance dos principais astros de cada seleção, levando em conta o quanto a evidência no torneio alavancou sua presença e performance nas redes sociais, usando a Tagger Media, plataforma de dados americana, representada com exclusividade no Brasil pela Spark, que apoia campanhas com influenciadores.
O estudo aponta que os maiores astros digitais são também os jogadores de maior destaque em nível mundial. Messi e Neymar lideram o ranking em número de seguidores. Avaliando quem mais se beneficiou com a exposição em campo, em números absolutos, foi Neymar, que ganhou 1,400,000 seguidores entre a estreia dia 13/6, e a semana da fase final, em 04/07, seguido por Phil Foden, astro da seleção da Inglaterra, que ganhou mais de 296 mil novos seguidores, mas que na avaliação de crescimento % (Base sobre base), foi o destaque, com 8,3% de crescimento.
Avaliando o campeão de engajamento, Phil Foden também leva o troféu, com 16% de taxa (volume de interações dos seguidores vs volume de impactos gerados). Dois destaques adicionais: o zagueiro brasileiro Thiago Silva obteve seu maior índice histórico de engajamento no dia da estreia da Seleção, subindo para 1,3% vs sua média 0,8% (esse foi o post que gerou mais engajamento:
https://www.instagram.com/p/CQPuQOdtjy-/?utm_medium=copy_link
Já na disputa Neymar x Messi, os dois com as maiores bases de seguidores, o argentino leva a melhor, com 2,09% de engajamento.
Por último, foi avaliado qual astro tem maior parte de sua base de seguidores fora do seu país. Lionel Messi é o campeão, sendo sua base de seguidores composta de apenas 5% de argentinos – e 21% de brasileiros, entre outras nacionalidades. Atrás de Messi, está o italiano Marco Verratti, jogador do time francês Paris Saint Germain, com 68% de estrangeiros em sua base de seguidores e Harry Kane, inglês que joga no Tottenham, com 74% de estrangeiros.
Nome | Base no início da competição | Base dia 04/7 (semana das finais) | Crescimento em números absolutos | % de crescimento seguidores | Taxa de Engajamento | % seguidores estrangeiros |
Leo Messi (argentina) | 217,116,716 | 225,700,000 | +8,171 | 3,95% | 2,09% | 5% argentinos, 95% estrangeiros, sendo 21% Brasil, seu maior público |
Angel Di Maria (argentina) | 12,712,600 | 12,800,000 | +125665 | 0,69% | 1,64% | 10% argentinos, 90% não |
Thiago Silva (brasil) | 17,577,776 | 17,600,000 | +100,000 | 0,13% | max 1,3% (dia da estreia), 0,8% | 41,8% não brasileiros |
Neymar (brasil) | 152,154,853 | 153,500,000 | +1,400,000 | 0,88% | 1,14% | 48,2% estrangeiros |
Marco Verratti (Itália) | 5,387,587 | 5,400,000 | +117960 | 0,23% | 1,71% | 68% estrangeiros |
Phil Foden (inglaterra) | 2,399,711 | 2,600,000 | +296,383 | 8,35% | 16,13% | 58,2% estrangeiros |
Harry Kane (inglaterra) | 10,533,905 | 10,700,000 | +236,676 | 1,58% | 1,82% | 74% estrangeiros |
Jadon Sancho (inglaterra) | 5,704,924 | 5,900,000 | +269,066 | 3,42% | 6,7% | 70,6% estrangeiros |