ISTOÉ 2016

Final do NBB entre Flamengo e Bauru testará Arena Carioca 2 nesta quinta-feira

O segundo jogo da final do Novo Basquete Brasil (NBB), em sua oitava edição, entre Flamengo-RJ e Bauru-SP, será realizado nesta quinta-feira também com intuito olímpico. A partida, marcada para as 17 horas, será na Arena Carioca 2, construída no Parque Olímpico da Barra.

A escolha do local para receber o jogo desta quinta-feira – e do próximo sábado – resolve dois problemas: dá uma casa confortável ao time carioca e permite ao Comitê Rio-2016 finalmente testar uma das novas instalações olímpicas com capacidade total de público.

Desde 2014, o Rio-2016 realizou 44 eventos-teste para a Olimpíada, mas apenas três deles tiveram acesso total do público – e todos em instalações já existentes. Foi o caso das finais da Liga Mundial de Vôlei (ginásio do Maracanãzinho), de uma das etapas do Mundial de Saltos Ornamentais (Parque Aquático Maria Lenk) e do Pré-Olímpico de Ginástica (HSBC Arena). Nenhuma das novas instalações foi testada com lotação máxima. Mais do que isso, em geral o acesso de público se limitou a familiares e estafe de atletas.

Dentre as razões para isso, as principais foram as competições sendo realizadas em meio a obras e o enxugamento de gastos. Assim, praticamente todos os eventos-teste serviram para avaliar apenas a área de disputa, não a de público. Essa alternativa foi bem diferente do que antes da Copa do Mundo no Brasil, quando a Fifa exigiu que todos os novos estádios tivessem testes com arquibancadas lotadas.

Além de testar a logística, havia a preocupação de não se vender ingressos para assentos inexistentes ou com visibilidade limitada.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel