Fim da votação para o Oscar: reta final da eleição é marcada por incertezas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem até o fim desta terça-feira, 18, para decidir o vencedor de cada categoria

REUTERS/Toby Melville
Walter Salles and Fernanda Torres attend the 2025 British Academy of Film and Television Awards (BAFTA) at the Royal Festival Hall in the Southbank Centre, London, Britain, February 16, 2025 Foto: REUTERS/Toby Melville

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerra oficialmente o período de votação para o Oscar 2025 nesta terça-feira, 18. Faltando menos de duas semanas para a premiação, o fim dessa última etapa ainda sela a corrida para a 97ª edição da premiação como uma das mais polêmicas e acirradas dos últimos anos.

Realizada em 2 de março, a cerimonia que será transmitida pela “TV Globo” e também pelo canal “TNT” irá anunciar o vencedor de cada uma das 23 categorias ao vivo. Apesar das premiações que antecederam o Oscar, os favoritos para as categorias principais ainda são considerados “difíceis” de se prever.

+ ‘Ainda Estou Aqui’ conquistará Oscar de Melhor Filme Internacional, aposta ‘Variety’

+ Começa votação final do Oscar; ‘Ainda Estou Aqui’ concorre em três categorias

“Ainda Estou Aqui” de Walter Salles concorre em três categorias: “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor Atriz”, com Fernanda Torres (Eunice Paiva).

Caso de empate

Apesar de raramente acontecer, o Oscar já se viu entregando a mesma estatueta para diferentes vencedores na mesma categoria. Isso acontece porque boa parte dos votos são únicos. Apenas a votação de “Melhor Filme” ocorre por um método diferente.

Nessa categoria, os votantes precisam escolher por ordem de “prioridade”, selecionando cada um dos indicados por ordem de preferencia, de 1 (menos preferido) a 10 (mais preferido). No final, vence o filme que tiver 50% ou mais de votos.

Assim, aqueles que não chegam ao percentual necessário são “descartados” e os eleitores que tiveram esse filme como número um têm seus votos contados para sua próxima escolha até que um filme chegue consiga mais de 50%, impossibilitando um empate.