A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerra oficialmente o período de votação para o Oscar 2025 nesta terça-feira, 18. Faltando menos de duas semanas para a premiação, o fim dessa última etapa ainda sela a corrida para a 97ª edição da premiação como uma das mais polêmicas e acirradas dos últimos anos.
Realizada em 2 de março, a cerimonia que será transmitida pela “TV Globo” e também pelo canal “TNT” irá anunciar o vencedor de cada uma das 23 categorias ao vivo. Apesar das premiações que antecederam o Oscar, os favoritos para as categorias principais ainda são considerados “difíceis” de se prever.
+ ‘Ainda Estou Aqui’ conquistará Oscar de Melhor Filme Internacional, aposta ‘Variety’
+ Começa votação final do Oscar; ‘Ainda Estou Aqui’ concorre em três categorias
“Ainda Estou Aqui” de Walter Salles concorre em três categorias: “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor Atriz”, com Fernanda Torres (Eunice Paiva).
Caso de empate
Apesar de raramente acontecer, o Oscar já se viu entregando a mesma estatueta para diferentes vencedores na mesma categoria. Isso acontece porque boa parte dos votos são únicos. Apenas a votação de “Melhor Filme” ocorre por um método diferente.
Nessa categoria, os votantes precisam escolher por ordem de “prioridade”, selecionando cada um dos indicados por ordem de preferencia, de 1 (menos preferido) a 10 (mais preferido). No final, vence o filme que tiver 50% ou mais de votos.
Assim, aqueles que não chegam ao percentual necessário são “descartados” e os eleitores que tiveram esse filme como número um têm seus votos contados para sua próxima escolha até que um filme chegue consiga mais de 50%, impossibilitando um empate.
Ver essa foto no Instagram