Autor do livro “Sapiens – Breve História da Humanidade”, entre outras obras, Yuval Noah Harari considera que a derrota certa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes mesmo da definição do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Em seu artigo publicado na última segunda-feira (28), no jornal britânico The Guardian, o escritor israelense entende que, mesmo com a possível vitória da Rússia, dificilmente o mandatário russo vai conseguir se impor sobre os ucranianos.

“A cada dia que passa, fica mais claro que a aposta de Putin está falhando. O povo ucraniano está resistindo de todo coração, conquistando a admiração do mundo inteiro e vencendo a guerra.”, disse Harari.

“Muitos dias sombrios estão por vir. Os russos ainda podem conquistar toda a Ucrânia. Mas, para vencer a guerra, os russos teriam que controlar a Ucrânia, e eles só podem fazer isso se o povo ucraniano permitir. Isso parece cada vez mais improvável de acontecer”, escreveu o filósofo.

O historiador ressalta que as mortes de ucranianos representam um peso para Putin que o distancia das suas pretensões.

“Ao derramar cada vez mais sangue ucraniano, Putin garante que seu sonho nunca será realizado.”.

Ao refletir sobre o desenrolar do conflito, Harari disse que os exemplos de resistência do povo ucraniano encorajam outras nações a confrontar os russos.

“As histórias de bravura dão determinação não apenas aos ucranianos, mas ao mundo inteiro. Eles dão coragem aos governos das nações europeias, ao governo dos EUA e até mesmo aos cidadãos oprimidos da Rússia”, escreveu Harari.

“Se a tirania e a agressão vencerem, todos sofreremos as consequências. Não vale a pena permanecer apenas observadores. É hora de se levantar e ser contado.”, completou.