Estreia nesta quinta-feira, 7, o longa-metragem infantil e educacional “A Mensagem de Jequi”, dirigido por Igor Amin. O filme foi exibido na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no CineOP, e no FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil).
Protagonizado por Kaique Santos Silva, o longa narra a história de Jequi, um menino preto quilombola do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que se torna uma liderança em sua comunidade na luta pela proteção das águas e da natureza.
Brincando nas águas de seu lugar de origem, Jequi aprende com os mais velhos a importância de proteger sua terra, sua cultura e seus ancestrais. Sua jornada nos convida a refletir sobre a urgência de preservar as águas e combater a mineração predatória.
Jequi, o protagonista — mas também o filme —, denuncia as mazelas que o “progresso” ameaça trazer para sua região, principalmente a exploração dos recursos naturais, como as águas do rio onde brinca todos os dias.
Usando de sua sabedoria ancestral, ele arquiteta um plano para compartilhar esse alerta para o maior número de crianças, por meio de uma solução singela: uma mensagem numa garrafa.
“A Mensagem de Jequi” foi produzido a partir de oficinas de cinema e educação climática com crianças quilombolas da Escola Estadual Mestre Virgínia Reis, localizada em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro (MG), no Vale do Jequitinhonha.
Assista ao trailer abaixo:
Ver essa foto no Instagram