Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ é pré-indicado ao Oscar

NOVA YORK, 16 DEZ (ANSA) – O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi pré-selecionado nesta terça-feira (16) para disputar a categoria de melhor filme internacional na edição de 2026 do Oscar.   

Além de ter sido um dos 15 títulos pré-selecionados para a categoria vencida no ano passado por “Ainda Estou Aqui”, a produção brasileira também marcou presença na pré-lista de melhor direção de elenco, ao lado de outros 10 nomes.   

Para garantir uma vaga na disputa do melhor filme internacional, “O Agente Secreto” lutará contra longas da Argentina, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Jordânia, Noruega, Palestina, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Taiwan e Tunísia pelas cinco vagas na final do evento cinematográfico, que acontecerá em 2 de março do próximo ano.   

O anúncio dos finalistas será feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar, no dia 22 de janeiro de 2026.   

Outras produções do gigante sul-americano apareceram entre as 12 categorias do festival: o documentário “Apocalipse nos trópicos”, o curta-metragem “Amarelo” e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, de “Sonhos de Trem”.   

A Itália, que concorria com o longa “Família”, de Francesco Costabile, ficou de fora dos pré-selecionados do melhor filme internacional. No entanto, o país europeu conseguiu uma indicação com o curta-metragem de animação “Playing God”, de Mattia Burani. (ANSA).