Atual líder da Liga Mundial de Surfe e campeão da etapa de Rio Pro na última semana, Filipe Toledo participou do programa Conversa com Bial, da TV Globo, e deu detalhes de sua preparação psicológica.

Conforme Filipe, a cobrança excessiva o fez muito mal. “Acho que é muita coisa envolvida, família, amigos, fãs, patrocinadores… me cobrei demais, passou do ponto do saudável, e isso foi me enfraquecendo por dentro, fui ficando triste. Tive minha família do lado, minha esposa, comecei a falar com ela, com meus pais, até que chegou o momento que eles tinham recursos necessários para me ajudar, comecei um trabalho com o Eduardo Takeuchi, que foi meu treinador e me deu o maior suporte”, disse.

Segundo o surfista, o cuidado com o psicológico tem o ajudado a enfrentar os desafios da vida profissional e pessoal. “Hoje consigo identificar quando começa a vir esse comportamento. Não vou dizer que consegui superar, porque isso vem e vai, mas agora eu sei como dominar esse sentimento”, completou.

Toledo é o atual líder do ranking mundial e já está garantido na grande final da temporada, quando os cinco melhores surfistas da World Surf League se enfrentarão em Trestles, na Califórnia, nos Estados Unidos, de 8 a 16 de setembro.