Mais do que os três pontos e a vitória sobre um grande rival, o triunfo de 1 a 0 do Flamengo sobre o Fluminense na noite deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, teve uma simbologia especial em função de todo o contexto envolvendo o autor do gol e o seu treinador. Passada uma semana, quando fez duras críticas ao empenho do centroavante nos treinos, o técnico Filipe Luís usou a coletiva para exaltar a volta por cima de Pedro e encerrar uma polêmica entre as partes.
“É um assunto completamente encerrado. Não tem polêmica. Sou o homem mais feliz do mundo quando um jogador como ele entra e faz gol. Futebol é maravilhoso, te dá essas possibilidades. Não tem ninguém mais importante do que a equipe. Nem o Pedro, nem o treinador. Hoje gostei não só do gol, mas como ele se comportou defensivamente, como correu. Ele recuperou esse brilho”, afirmou o treinador.
Após ser criticado pela falta de empenho nos treinos, Pedro ficou fora da relação para os confrontos contra o São Paulo, no Maracanã, e depois diante do Santos, na Vila Belmiro. Neste Fla-Flu, ao voltar a ser incluído na lista do treinador, ele foi a terceira opção de Filipe Luís para entrar em campo.
Para o duelo, Wallace Yan foi o escolhido para ser o titular. Nas alterações, o comandante rubro-negro lançou mão de Juninho e Matheus Gonçalves no segundo tempo. Pedro só entrou depois e substituiu o uruguaio Arrascaeta.
Na coletiva, Filipe Luís explicou porque deixou Pedro para ser a sua última cartada ofensiva para tentar ganhar o jogo contra o Fluminense na noite deste domingo.
“Foi uma opção. Eles (Juninho e Matheus Gonçalves) treinaram juntos essa semana. Com dois atacantes, o time ganha em algumas valências e acreditava ser importante utilizá-los pela forma como o Fluminense estava atuando. Por sorte, a jogada do escanteio veio de uma combinação dos dois. E depois, o gol de escanteio (em que Pedro entrou de carrinho para estufar a rede) é maravilhoso”, afirmou Filipe Luís.
O Flamengo termina a 15ª rodada na segunda posição com 30 pontos, três a menos que o líder o Cruzeiro, que tem uma partida a mais. No meio de semana, a equipe carioca tem um desafio complicado. Na quarta-feira, o rubro-negro enfrenta o Red Bull Bragantino (terceiro colocado com 27), fora de casa.