O biólogo Gustavo Gaspari conseguiu fotografar um filho de onça-pintada brincando com uma lata de cerveja nas margens do rio São Lourenço, no município de Poconé, em Mato Grosso, no Pantanal Norte. Gustavo compartilhou sua indignação nas redes sociais ao ver a cena no Parque Estadual Encontro das Águas. As informações são do UOL.

“Foi triste e vergonhoso ver a presença de lixo dentro de uma unidade de conservação e no local onde há a maior concentração de onças-pintadas no planeta”, disse, durante sua entrevista ao UOL. “Me senti triste por ver um animal tão incrível sendo afetado pela nossa falta de educação e por compartilhar essa cena com inúmeros turistas de diversos países”, acrescentou.

A região onde o filhote foi fotografado costuma ser frequentada por turistas e pescadores, além de pesquisadores, o que pode levar resíduos ao parque. “O problema do lixo é referente à falta de educação da população e descaso do governo e de iniciativas privadas, que poderiam investir em educação ambiental e ciência. Sem dúvida ainda existem turistas e pescadores da região que não descartam o lixo de forma correta”, afirmou.

Segundo Gustavo, o filhote estava brincando com a lata de cerveja na frente dele e de outros profissionais que acompanhavam a família de longe. “Uma cena, no mínimo, horrível”, classificou.

Em 23 dias, a equipe de pesquisa que Gaspari faz parte já registrou 26 onças-pintadas, incluindo quatro fêmeas com dois filhotes cada. De acordo com ele, ao navegar nos rios da região, os pesquisadores tem percebido uma maior frequência de lixo espalhado nas margens do rio, como latas, garrafas, sacolas e recipientes de combustíveis. “Alguns desses materiais viajam pelo curso do rio e podem ser provenientes de outros locais, porém, outros podem ter sido descartados em locais mais próximos”, concluiu.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias