Mundo

Filhos de Chávez e Maduro são alvos de críticas por ostentação na internet

Filhos de Chávez e Maduro são alvos de críticas por ostentação na internet

Hugo Chávez (D), presidente da Venezuela, faz um discurso durante um ato realizado no palácio presidencial de Miraflores, juntamente com o presidente da Assembléia Nacional Nicolas Maduro, em Caracas, em 6 de janeiro de 2006 - AFP/Arquivos

A Venezuela vive dias complicados enquanto o poder do país é disputado pelo presidente Nicolás Maduro e pelo opositor Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino. Nas redes sociais, familiares de Maduro e seus aliados – e até mesmo do ex-presidente Hugo Chávez – mostram um estilo de vida diferente daquele visto nas ruas venezuelanas, de acordo com matéria feita pelo jornal britânico Daily Mail.

De acordo com a publicação, a filha mais velha de Hugo Chávez pode ser a mulher mais rica da Venezuela, com cerca de 4 bilhões de dólares – cerca de R$ 14 bilhões – em contas de bancos europeus. María Gabriela Chávez tem imunidade diplomática dada por seu pai após o cargo de “embaixadora alternativa da Venezuela na ONU”. A filha mais nova do ex-presidente estuda na tradicional universidade francesa de Sorbonne e já postou foto com notas de dólares nas redes sociais.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro enfrenta forte oposição nas ruas, mas não deixa de ostentar sua fortuna quando pode. Ele já foi visto ao lado do chef Salt Bae, em Istambul, em um dos restaurantes mais caros do mundo. Seus enteados ficaram 18 noites hospedados no Ritz Hotel, em Paris, e gastaram 45 mil dólares – aproximadamente R$ 165 mil –, de acordo com o Daily Mail.

Sobrinhos da primeira-dama Cilia Flores também se colocaram em situações delicadas. Efrain Flores e Francisco Flores foram presos em 2017, com sentença de 18 anos, tentando embarcar uma carga de cocaína estimada em 20 milhões de dólares para os Estados Unidos. Filhos e familiares de aliados políticos de Maduro também se envolvem em confusões e viraram alvos de críticas na internet, especialmente por ostentarem fortunas.