Um surto de escabiose, conhecida como sarna humana, atingiu a Unidade Municipal de Educação (UME) Emília Maria Reis, em Santos, litoral de São Paulo, onde estudam os filhos do cantor Vavá, que foram diagnosticados com a doença.

+ Sarna humana: conheça os sintomas e saiba como prevenir doença que afetou filhos do cantor Vavá

O primeiro a apresentar sintomas foi Davi, o filho mais novo do cantor, após retornar da escola com manchas pelo corpo. Poucos dias depois, Lara, a filha mais velha, também foi diagnosticada. As crianças estão tratamento e com atestado médico de sete dias. Ao todo, 12  alunos e uma funcionária foram diagnosticados com escabiose. As informações são do G1.

“Ela [sarna] é contagiosa e eles pegaram dentro da escola […]. A nossa sorte é que a deles não foi tão forte, como a de outros alunos de dentro da escola”, disse o cantor, destacando que está indignado que as aulas na UME Emília Maria Reis não foram suspensas.

A Vigilância em Saúde de Santos informou que a escola passou por uma limpeza profunda e está monitorando ativamente os casos. A vistoria da Vigilância Sanitária descartou irregularidades na escola.

Todos que receberam o diagnóstico foram afastados das atividades escolares conforme protocolo da Seção de Vigilância Epidemiológica da cidade. Segundo a prefeitura, esses alunos não terão prejuízo ao conteúdo educacional, com reposição das aulas.

O retorno dos alunos afetados ocorrerá após a cura completa da doença, tempo necessário para interromper a transmissão do ácaro parasita.