Cultura

Filhos comentam sobre a profissão que escolheram e seguiram os passos dos pais

Frases populares, como “tal pai, tal filho”, “filho de peixe, peixinho é” e “seguindo os passos do pai”, fazem parte do nosso vocabulário e expressam uma ideia muito presente no imaginário coletivo: a de que alguns filhos crescem admirando o ofício de figuras paternas e decidem seguir o mesmo caminho. No mundo da arte, do design e da moda existem exemplos de pais que criaram verdadeiros legados que são levados adiante pelas novas gerações com o trabalho dos filhos e netos.

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Ruy Ohtake, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira cujas obras são marcadas por uma forte plasticidade, pelo uso de tecnologias construtivas inovadoras e pelo trabalho com formas orgânicas, é responsável por construções icônicas como o Hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake, ambos em São Paulo – este último, um espaço dedicado à produção cultural, principalmente brasileira, e com uma sala permanente dedicada à obra da artista e mãe de Ruy que dá nome ao edifício. A família tem um forte legado no mundo da arte, arquitetura e design e, assim como o pai, Rodrigo Ohtake também é arquiteto e carrega em seu nome e em seu trabalho a história da família.

“Meu pai é uma pessoa que sempre ficou muito em seu escritório, trabalhando, e desde pequeno fui acostumado a ir para lá enquanto ele ficava desenhando até tarde. Sem dúvida seu trabalho influenciou a minha escolha de carreira. Acompanhá-lo em viagens mundo afora para participar de palestras e eventos me ajudou a escolher a profissão de uma maneira muito natural”, conta Rodrigo Ohtake. O arquiteto e designer desenvolveu seu estilo arquitetônico próprio no uso de cores e formas livres em projetos residenciais, institucionais e em desenho de móveis, com produção de peças autorais que lhe renderam frutos. Entre eles, a participação em feiras como a Design Miami e a parceria com a empresa Punto e Filo para a criação de uma linha de tapeçaria.

Com referências que vão do arquiteto mexicano Luis Barragán, mestre no uso de cores, Oscar Niemeyer (1907-2012) e Vilanova Artigas (1915-1985), expoentes da arquitetura brasileira, Rodrigo revela que a relação com o pai também está presente em suas criações. “A principal influência vem de uma maneira mais abstrata. Admiro a sua forma de ser ousado, curioso, criativo e destemido. Valores que ele me passou durante a vida inteira e que carrego comigo”, conta Rodrigo sobre Ruy Ohtake.

Mobiliário nacional

O legado do pai também está presente no trabalho de Zanini de Zanine, nome forte quando o assunto é o design brasileiro contemporâneo. O carioca é filho do arquiteto e também designer Zanine Caldas (1919-2001). Caldas foi considerado um expert em trabalho com madeira com grande contribuição para a história do mobiliário nacional. Fortemente inspirado pela figura paterna, Zanini de Zanine se especializou na produção de móveis e trabalha para manter o legado paterno vivo, participando ativamente da reedição de peças criadas pelo arquiteto. “A obra dele em todas as suas vertentes é de grande personalidade e tradução de nossa cultura. Carrego e compreendo cada vez mais sua genialidade e coragem a cada dia que passa. Absorvi boas informações desde os quatro anos de idade e isso vai me influenciar com toda certeza para sempre”, revela Zanini de Zanine, sobre sua relação com as criações do pai.

“Desde criança, o barulho seco de ferramentas ao encontro de madeiras maciças começou a aguçar a minha curiosidade e o entendimento de que mobiliário estava sendo produzido naquele local”, diz. Momentos que moldam gerações e ajudam os legados da arte e cultura a continuarem vivos e pulsantes na história de nosso país. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

+Após ficar internada, mulher descobre traição da mãe com seu marido: ‘Agora estão casados’

+ Por decisão judicial, Ciro Gomes tem imóvel penhorado em processo com Collor

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Baleia jubarte consegue escapar de rio cheio de crocodilos na Austrália

+ MasterChef: mesmo desempregado, campeão decide doar prêmio

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ O que é pior para o seu corpo: açúcar ou sal?

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea