Mundo

Filho e viúva de Pablo Escobar são indiciados na Argentina

Crédito: AFP

(Arquivo) O líder do cartel de Medellín, Pablo Escobar, em data não divulgada (Crédito: AFP)

BUENOS AIRES, 4 JUN (ANSA) – A viúva e o filho do traficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993) foram indiciados sob a acusação de terem feito “uma contribuição essencial” para uma operação de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas na Argentina.

De acordo com a reportagem jornal “La Nación”, em Buenos Aires, publicada nesta quinta-feira (4), a decisão foi determinada pelo juiz federal Néstor Barral como parte de um inquérito iniciado em 2016, baseado em informações recebidas do Drug Enforcement Administration (DEA), a agência norte-americana antidrogas.

María Isabel Santos Caballero e seu filho, Juan Sebástian Marroquín Santos, são investigados por ligação com uma organização dedicada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, a qual opera no território argentino e envolve pessoas físicas e jurídicas.

Segundo o DEA, o grupo criminoso, que também é alvo de uma investigação na Colômbia, era orquestrado pelo colombiano José Bayron Piedrahita Ceballos, cujo “representante e ponto de contato central” na Argentina é o empresário Mateo Corvo Dolcet, já acusado.

A denúncia ainda diz respeito a vários outros réus, incluindo o ex-jogador da seleção colombiana e do Boca Juniors Mauricio Serna.

O magistrado Barral explicou que os “canais de lavagem de dinheiro utilizados pela organização se concentraram em dois setores comerciais “bem diferenciados”.

O primeiro era por meio de iniciativas imobiliárias desenvolvidas por Dolcet em Pila, norte de Buenos Aires, enquanto o segundo era através da produção de espetáculos de tango e atividades gastronômicas. Conforme documentos, Marroquín e sua mãe foram responsáveis por apresentar Piedrahita Ceballos como investidor dos projetos de Dolcet, que reconheceu uma comissão de 4,5% do total do investimento realizado a favor da família de Escobar. (ANSA)

Veja também

+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel