Filho do traficante ‘El Chapo’ é preso por autoridades mexicanas em Sinaloa e cidade vira um caos

Reprodução
Foto: Reprodução

Ovidio Guzmán López, filho de um do conhecido narcotraficante Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, foi preso por autoridades mexicanas em Sinaloa nesta quinta-feira (5). Ele era um dos homens mais procurados do país desde 2019.

Apelidado de ‘El Ratón’, Ovidio era um dos herdeiros mais conhecidos do Cartel de Sinaloa desde uma operação do governo de Andrés Manuel López Obrador em 17 de outubro de 2019, quando autoridades o capturaram e depois liberaram por atos de terrorismo e crime organizado em Culiacán.

Em dezembro de 2021, o governo dos Estados Unidos ofereceu 5 milhões de dólares pela captura de Ovidio, além de informações sobre seu paradeiro. Seus irmãos Iván Archivaldo Guzmán Salazar, Jesús Alfredo Guzmán Salazar e Joaquín Guzmán López, conhecidos como ‘Chapitos’, seguem foragidos.

Com 32 anos, Ovidio era um dos responsáveis pela operação de narcóticos do Cartel de Sinaloa, com negociações envolvendo países como Colômbia, Estados Unidos e Argentina. Ele ainda era um dos mandantes de uma onda de caos na região após operações policiais do governo mexicano, quando o traficante assumiu os ataques e se colocou como um dos principais rivais das autoridades locais.

Caos na cidade

Na tarde desta quinta-feira (05), no Aeroporto de Mazatlán, voo 165 da Aeroméxico que saia de Culiacán com destino a Cidade do México foi alvejado por diversos tiros pelo cartel de Sinaloa. Os passageiros precisaram se proteger dos tiros. Confira abaixo: