Filho de mãe brasileira, o esquiador norueguês Lucas Braathen, campeão mundial de slalom, revelou que vai representar o Brasil na próxima temporada, após uma disputa com a federação da Noruega.

Braathen anunciou sua aposentadoria de forma surpreendente em outubro do ano passado, com apenas 23 anos, após um longo conflito com a federação norueguesa sobre os direitos de imagem dos atletas, que se agravou quando ele participou de uma sessão de fotos não autorizada para uma marca de roupas.

“Vou voltar e esquiar pelo Brasil. Estou muito orgulhoso disso”, disse Braathen, que tem cinco vitórias em Copas do Mundo em sua carreira, em entrevista coletiva organizada por seu patrocinador em Salzburgo, na Áustria.

Na última sexta-feira, Braathen também postou uma mensagem em português nas redes sociais: “Chegou a hora, Brasil. Vamos dançar”.

O esquiador disse que a federação norueguesa permitiu a transferência dos pontos que somou na Copa do Mundo sob sua nova nacionalidade esportiva, acrescentando que estava aliviado por finalmente conseguir um acordo após a longa disputa.

Braathen, que estreou na Copa do Mundo em dezembro de 2018, venceu três provas de slalom e duas de slalom gigante na competição.

Ele subiu no pódio sete vezes na temporada passada e conquistou o globo de cristal do slalom, mas não competiu nesta temporada.

A transferência de Braathen representa uma chance sem precedentes para o Brasil garantir suas primeiras medalhas na Copa do Mundo de Esqui Alpino, bem como nos campeonatos mundiais de 2025, em Saalbach, na Áustria, e nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, na Itália.

cfe/ea/gj/cb/mvv