O mundo do esporte foi surpreendido com a morte de Maria Isabel Barroso Salgado, mais conhecida como Isabel. A ex-jogador de volêi é mãe da também atleta Carol Solberg, que viralizou em 2020 ao criticar o presidente Jair Bolsonaro ao vivo na televisão.
Durante uma partida do Circuito Brasileiro de Volêi de Praia, Carol gritou um “fora Bolsonaro”. Na ocasião, por conta da atitude, Solberg chegou a ser denunciada pelo subprocurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei, Wagner Dantas. A atleta foi punida com uma advertência em primeira instância, mas recorreu. Assim, por 5 votos a 4, o pleno do tribunal optou por rever a decisão anterior e a absolveu.
Ana Moser lamenta morte de Isabel, do vôlei: ‘Perda irreparável’
Sobre a atitude da filha, Isabel falou: “A manifestação da Carol foi pra lá de lícita e legítima numa entrevista. Eu estranharia se fosse diferente. Eu me envergonharia se ela berrasse a favor de um torturador. Ou enaltecendo uma pessoa que agiu covardemente contra outros. Ou se ela fosse homofóbica ou racista. Eu me orgulho de meus filhos. Do caráter bacana deles. Eu estranho a indiferença das pessoas diante do que está acontecendo no Brasil. Na nossa cara”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.
Isabel foi uma das principais jogadoras de vôlei de quadra da seleção brasileira da década de 1980, disputou dois Jogos Olímpicos e foi dona de seis medalhas em Mundiais. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital paulista. A causa da morte não foi divulgada.
Ela também havia sido anunciada nessa semana como um dos nomes para compor o grupo de esportes da equipe de transição do governo Lula. Junto com ela foram nomeados a ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e o ex-jogador de futebol Raí.