Crescendo na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, o Figueirense esteve perto de escapar da zona de rebaixamento neste sábado, diante de sua torcida. No clássico catarinense com o Criciúma, o time de Florianópolis abriu 2 a 0 no placar, mas cedeu o empate nos instantes finais da partida disputada no estádio Orlando Scarpelli, pela 31ª rodada da Série B.

Apesar de estar invicto há cinco jogos, o Figueirense perdeu a chance de deixar a zona de rebaixamento pelo menos de forma provisória, seguindo na 17ª colocação, com 32 pontos, dois a mais que o penúltimo colocado Criciúma. O time do sul de Santa Catarina chegou à sexta partida sem vitória.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado e concentrado no meio-campo, mas sem muitos lances de perigo. Quando parecia que os dois times iriam para o intervalo em igualdade no placar, o Figueirense tratou de balançar as redes.

Aos 46 minutos, Jefferson Renan fez boa jogada individual pela direita e cruzou para Rafael Marques, que ajeitou e Fellipe Mateus mandou no ângulo de Luiz, que nada pôde fazer.

Logo aos cinco minutos do segundo tempo, Breno finalizou, o goleiro visitante espalmou e Rafael Marques não desperdiçou. O Criciúma sentiu demais o gol marcado pelo Figueirense e só não levou o terceiro porque a finalização de Jefferson Renan parou na trave.

O Criciúma estava entregue em campo, tanto que Pegorari não foi ameaçado depois do segundo gol marcado pelo Figueirense. Aos 38 minutos, Léo Gamalho finalizou rasteiro, a bola desviou no meio do caminho e saiu do alcance do goleiro alvinegro.

E o improvável aconteceu aos 44 minutos. Após falta cobrada para dentro da área, Léo Gamalho completou para o gol. Na comemoração, o atacante subiu no alambrado, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 32ª rodada. O Figueirense enfrenta o Vitória, às 16h30, no Barradão, em Salvador (BA), em novo confronto direto na busca para escapar da degola. O Criciúma vai receber o lanterna São Bento, às 19 horas, no Heriberto Hülse, em Criciúma.

FICHA TÉCNICA:

FIGUEIRENSE 2 x 2 CRICIÚMA

FIGUEIRENSE – Pegorari; Luis Ricardo, Alemão, Ruan Renato e Conrado; Patrick, Betinho (Pereira) e Fellipe Mateus (Tony); Jefferson Renan, Breno e Rafael Marques (Yuri Mamute). Técnico: Pintado.

CRICIÚMA – Luiz; Jean Mangabeira, Thales, Derlan e Marlon; Foguinho, Wesley e Reis (Julimar); Reinaldo (Daniel Costa), Léo Gamalho e Vinícius (Luquinha). Técnico: Roberto Cavalo.

GOLS – Fellipe Mateus, aos 46 minutos do primeiro tempo. Rafael Marques, aos 5, e Léo Gamalho, aos 38 e aos 44 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Felipe Fernandes de Lima (MG).

CARTÕES AMARELOS – Fellipe Mateus e Ruan Renato (Figueirense); Talles, Foguinho e Derlan (Criciúma).

CARTÃO VERMELHO – Léo Gamalho (Criciúma).

RENDA – R$ 252.900,00.

PÚBLICO – 15.179 pagantes.

LOCAL – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).