A Fifa homologou nesta sexta-feira a certificação do gramado sintético do Allianz Parque. A entidade máxima do futebol emitiu, no seu site oficial, o certificado com um ano de validade em que atesta a aprovação do piso do estádio do Palmeiras em testes de qualidade. Os avaliadores vieram da Escócia e estiveram em São Paulo nesta semana para visitar o local.

Para aprovar o gramado, o laboratório enviou ao Brasil uma equipe de técnicos, que realizou uma bateria no testes no novo piso. Critérios como velocidade e quique de bola, resistência à torção das chuteiras e eficiência de drenagem foram avaliados com base em resultados comparativos feitos anteriormente nos melhores campos naturais do futebol.

A aprovação do piso veio logo na primeira tentativa, sem a necessidade de serem realizados ajustes para se atingir os parâmetros exigidos pela Fifa. O gramado recebeu o certificado mais alto de qualidade e só precisará passar por novos testes no próximo ano, quando tentará renovar a comprovação da qualidade.

O Palmeiras inaugurou o piso sintético em 16 de fevereiro, em partida contra o Mirassol, após cerca de 30 dias de obras. A equipe terá em breve o mesmo modelo do campo artificial na Academia de Futebol. O espaço está em reformas e deve ficar pronto nas próximas semanas.