ROMA, 18 AGO (ANSA) – A Fifa estaria considerando organizar o Mundial de Clubes a cada dois anos a partir de 2029 e aumentar a quantidade de participantes de 32 para 48.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a decisão deverá colocar ainda mais pressão sobre o calendário internacional e poderá desencadear reações negativas da Premier League e da Uefa.
O periódico acrescentou que a ideia foi levantada pelo Real Madrid durante as negociações com a Fifa em Miami, nos Estados Unidos, em junho passado. A sugestão, que visa aproveitar a alta premiação oferecida pela Fifa, teria sido apoiada por várias outras equipes, incluindo Barcelona, Manchester United, Liverpool e Napoli.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao The Guardian que a opção não é viável para 2027, mas que, após 2029, o Mundial de Clubes de 2031 poderá ser realizado de forma bienal e com 48 participantes.
O Chelsea, campeão da primeira edição do megaevento, embolsou aproximadamente US$ 115,2 milhões em prêmios por vencer o torneio. O vice Paris Saint-Germain, por sua vez, teria recebido cerca de US$ 107,5 milhões. (ANSA).