Fifa e Lenovo apostam em IA para revolucionar Copa de 2026

ROMA, 7 JAN (ANSA) – Parceira da Copa do Mundo, a empresa de tecnologia Lenovo desenvolverá diversas soluções de inteligência artificial que serão aplicadas durante a edição de 2026 do megaevento organizado pela Fifa.   

De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, a multinacional chinesa criará dispositivos capazes de aprimorar as tecnologias de arbitragem, melhorar as capacidades de análise das partidas e aumentar o engajamento dos torcedores.   

A novidade mais significativa para a Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México, será a inclusão de avatares digitais na tecnologia de arbitragem e nas transmissões dos jogos. Os recursos, animados em 3D, serão utilizados principalmente durante as repetições de lances de impedimento.   

Batizado de Football AI Pro, o assistente de conhecimento baseado em inteligência artificial generativa auxiliará as seleções na análise de milhares de dados gerados em cada partida. A ferramenta ajudará técnicos, jogadores e analistas na preparação para os jogos, no planejamento tático e na tomada de decisões personalizadas.   

“A Copa do Mundo de 2026 será o maior espetáculo de todos os tempos no planeta Terra. A Fifa e a Lenovo estão abraçando totalmente as tecnologias digitais e a inteligência artificial, a ‘IA do Futebol’, para apoiar as equipes e os árbitros, além de proporcionar uma experiência inédita e impressionante para os fãs do mundo todo”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.   

Já Yang Yuanqing, presidente e CEO da Lenovo, avaliou que o Football AI Pro será um divisor de águas para a modalidade e destacou que o Mundial de 2026 será um dos eventos esportivos mais avançados tecnologicamente da história. (ANSA).