A Federação Internacional de Futebol (Fifa) convocou uma reunião para o dia 20 de dezembro com o objetivo de estudar “o futuro do futebol” e, principalmente, sua polêmica proposta de organizar a Copa do Mundo a cada dois anos em vez de quatro, anunciou nesta quarta-feira a entidade.

As 211 federações que integram a Fifa vão se reunir em videoconferência “para discutir o futuro do futebol depois de terem sido informadas sobre o processo de consulta sobre o assunto”, explicou a organização que comanda a modalidade esportiva no mundo.

O órgão internacional, que lançou um estudo de viabilidade desde maio de 2021 sobre a possibilidade de realizar a Copa do Mundo cada dois anos, “ouvirá todas as opiniões em um processo de consulta inclusiva e exaustiva”, declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A cúpula virtual vai “ter como objetivo chegar a um acordo” sobre o calendário internacional e a distribuição das janelas dos jogos das seleções nacionais e dos períodos em que os jogadores ficam à disposição dos seus clubes, afirmou a entidade.

O projeto de uma Copa do Mundo bienal, promovido pela Fifa, tem gerado diversas resistências entre os jogadores, que denunciam o aumento da frequência de partidas.

Os clubes também temem ser privados de seus jogadores por mais tempo, e associações de torcedores desconfiam da possibilidade da principal competição do futebol ficar desvalorizada.

av/dr/iga/lca