ROMA, 17 NOV (ANSA) – A Fifa informou nesta terça-feira (17) que avalia desenvolver um VAR (árbitro de vídeo) “simplificado” e mais “acessível” para ser distribuído em todos os níveis do futebol.   

Um grupo de trabalho denominado “Inovação e Excelência” apresentará em breve para a entidade e a International Board (Ifab), órgão da Fifa responsável por regular as regras do futebol, um plano de reforma do sistema do VAR.   

Segundo a federação, o objetivo é desenvolver um sistema de árbitro de vídeo mais acessível para permitir o uso da tecnologia em todos níveis do futebol mundial.   

A Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Federação Francesa de Futebol (FFF) e a Uefa forneceram ao grupo de trabalho resultados de testes com uma tecnologia mais econômica.   

“Está sendo avaliado o desenvolvimento de uma tecnologia semiautomática para o impedimento, a fim de tornar o processo de análise dessas situações o mais eficiente possível”, informou a Fifa.   

Três fornecedores estariam interessados em participar da próxima fase de desenvolvimento do novo sistema do VAR, que teve que ser adiada em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O projeto deve ser concluído em 2021.   

O objetivo desta fase de desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos do sistema, com base em uma coleção de dados de centenas de casos de impedimentos diferentes. (ANSA).