ROMA, 8 MAI (ANSA) – Milhares de peregrinos e fiéis fizeram fila na Basílica de Santa Maria Maggiore, principal templo mariano de Roma, nesta quinta-feira (8), para visitar o túmulo do papa Francisco, morto em 21 de abril aos 88 anos, e pedir um sucessor que siga a mesma linha de atuação.
“Viemos saudar Francisco, rezar por ele. E também pelo Papa que virá, esperamos que ele siga seus ensinamentos”, declarou um dos turistas.
As pessoas tentam atravessar a Porta Santa do Jubileu, mas, sobretudo, querem visitar o túmulo do falecido pontífice argentino, que transformou a Igreja Católica ao abri-la a todos, principalmente aos “últimos”, como pobres, migrantes e a comunidade LGBTQIA+, e ao reforçar a luta pela paz e contra as injustiças e guerra.
Na fila, todos olhavam atentamente os celulares para acompanhar a primeira fumaça do segundo dia do conclave, que acontece na Capela Sistina, no Vaticano. “Está preta”, repetem muitos dos fiéis.
“Espero que o novo Papa seja como o outro”, acrescentou um dos peregrinos que veio da Sardenha.
Após a visita, muitas pessoas se organizaram para ir ao Vaticano à tarde para aguardar a segunda fumaça desta quinta-feira.
“Francisco foi o nosso Papa. Nos reunimos aqui para rezar. E depois iremos à Basílica de São Pedro, na esperança de estar lá para a fumaça branca”, diz a Irmã Ania, que veio da Polônia.
Até mesmo na Basílica de Santa Maria Maggiore, assim como nos arredores de São Pedro, o mercado de bugigangas papais continua nas lojas de souvenirs, com “tudo por um euro”. O preço é válido para a compra de terços e ímãs do papa Francisco, representados dentro de um coração. No entanto, os vendedores já estão prontos para o rosto do novo Papa: “Assim que soubermos quem será, colocaremos as novas imagens. Estamos prontos”, dizem eles.
(ANSA).