Rio – No dia de Santa Edwiges, o Santuário da Padroeira dos endividados e protetora das famílias está com missas lotadas. Mesmo quem não é devoto procura fazer uma prece à santa, seja para quitar as pendências financeiras ou até conseguir emprego. Nesta quarta-feira, as celebrações acontecem de hora em hora, desde as 6h, com celebração realizada por diversos padres, inclusive de Belo Horizonte. Às 20h, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebra a missa em homenagem a Santa Edwiges.

O padre Silvino Caixeta, reitor do Santuário de Santa Edwiges, em São Cristóvão, na Zona Norte, diz que devido ao desemprego no país e no Rio de Janeiro, muitas pessoas recorrem à santa para pedir trabalho e condições de pagar as dívidas. 

“Santa Edwiges pagava as dívidas de pessoas que estavam endividadas e eram presas. É a fé do povo que faz o grande milagre. É pela fé que as pessoas recebem muitas graças”, diz o padre. 

Devota, Deize Ramos da Silva conta que já obteve muitas oportunidades de servir a Deus no santuário. Para ela, a santa é exemplo de misericórdia, compaixão e caridade.

“Estamos mais um ano aqui comemorando o dia de Santa Edwiges, nossa padroeira. Essa santa que, muito embora, tenha tido muita riqueza material, também teve muita riqueza espiritual e usou de todos os seus recursos para ajudar aos mais necessitados”, ressalta Deiza. 
Além das missas de hora em hora, a programação em homenagem à santa dos endividados inclui um almoço, servido 12h, bazar, lanches e bençãos. “É um momento de muita graça”, resume o reitor do santuário, que fica na Rua Fonseca Teles 109, em São Cristóvão.