Fidelização na internet: Michele Silva fala como fazer o cliente voltar à loja após a primeira compra

Divulgação
Foto: Divulgação

Num mercado competitivo, para atrair a atenção do cliente, o lojista, além de se dedicar completamente ao negócio, precisa fazer boas escolhas para apresentar o estabelecimento e ampliar o alcance das ofertas. No comércio eletrônico, não é diferente.

Inclusive, com a proliferação de marketplaces, lojas virtuais e aplicativos de e-commerce, a concorrência está cada vez mais acirrada no ambiente virtual. Na prática, mesmo após ter fechado uma compra, o consumidor pode facilmente optar por outra loja digital na próxima aquisição.

Dessa forma, a fidelização de clientes no comércio eletrônico é um desafio ainda maior se comparado aos negócios físicos. No entanto, há algumas ações que as empresas podem adotar para promover o retorno do cliente após a primeira compra. Especialista em marketing digital, Michele Silva indica três medidas que os negócios virtuais podem pôr em prática nesse sentido. Confira:

E-mail marketing

Para aumentar as chances de o cliente voltar à loja online, as empresas podem enviar e-mails marketing com anúncios, ofertas e promoções. A ação costuma ser mais eficiente quando o disparo é feito levando em conta as preferências do consumidor. Por exemplo, se o cliente comprou um videogame, ele pode se interessar por jogos e acessórios. O ideal é que o e-mail marketing seja disparado periodicamente, com um certo intervalo entre as mensagens.

Pesquisa de opinião

Uma vantagem da loja online comparada ao estabelecimento físico é a possibilidade de “decorar a vitrine” – no caso, a home do site – para cada visitante. Conforme o cliente navega pela plataforma, as ofertas vão se adequando ao seu gosto. Para melhorar esse procedimento, o e-commerce pode realizar pesquisas de opinião, principalmente com clientes que já compraram na plataforma. Essas informações ajudam a formular as páginas do site.

Gestão de tráfego

Entender como o cliente navega na internet é fundamental para a loja online vender mais. Sendo assim, é importante utilizar ferramentas de gestão de tráfego, as quais indicam como os consumidores chegam à plataforma de vendas, o que procuram, quais horários mais frequentam, entre outras funções. Munido dessas informações, é possível criar páginas mais assertivas e capazes de fazer o cliente retornar futuramente.