A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fará um “exercício de análise detalhada e esclarecimento” dos polêmicos acontecimentos que levaram o holandês Max Verstappen à vitória no campeonato em Abu Dhabi no domingo, anunciou a entidade nesta quarta-feira.
“Esta questão será discutida com todas as equipes e pilotos a fim de aprender com a situação e oferecer esclarecimentos aos participantes, à mídia e aos fãs sobre os regulamentos atuais”, disse a FIA em um comunicado.
O objetivo é obter “conclusões antes do início da temporada 2022” no Bahrein em 20 de março.
Esta decisão foi tomada pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor (WMSC, World Motor Sport Council) sob proposta do presidente cessante da FIA, o francês Jean Todt, cujo sucessor será escolhido na sexta-feira.
“As circunstâncias que envolveram o uso do ‘safety car’ após o acidente do piloto Nicholas Latifi e as comunicações relacionadas entre a direção da corrida da FIA e as equipes geraram mal-entendidos e fortes reações das equipes, pilotos e fãs de Fórmula 1”, lembrou o WMSC.
Esta polêmica “atualmente mancha a imagem do campeonato e a celebração na devida forma do primeiro título mundial de pilotos conquistado por Max Verstappen (Red Bull) e do oitavo título mundial de construtores conquistado pela Mercedes”, diz a nota.
pel/rsc/psr/aam