Com documentário sobre Odair José na abertura, Festival Satyrianas celebra o circo

Evento acontece entre os dias 17 e 23 de novembro e terá como tema "Nós vamos sorrir", inspirado em frase do filme 'Ainda Estou Aqui'

Cena do documentário 'Vou Tirar Você Desse Lugar', sobre Odair José
Cena do documentário 'Vou Tirar Você Desse Lugar', sobre Odair José Foto: Divulgação

O Festival Satyrianas 2025 ocupa a Praça Roosevelt, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 23 de novembro. Com o tema “Nós vamos sorrir”, inspirado na frase do filme Ainda Estou Aqui (Walter Salles), a edição celebra o universo do circo e homenageia o grupo Parlapatões e seus fundadores, Hugo Possolo e Raul Barretto. O evento, que integra o Calendário Oficial da Cidade e do Estado, terá 80 horas de programação ininterrupta a partir de quinta-feira, 20 de novembro.

  • Quando: 17 a 23 de novembro, com 80 horas ininterruptas a partir de quinta-feira, 20.
  • Tema: “Nós vamos sorrir”, com foco no circo e na resistência cultural.
  • Homenagem: o grupo Parlapatões, parceiro histórico d’Os Satyros na Praça Roosevelt.
  • Ingressos: acesso gratuito ou no formato “pague quanto puder” (contribuição voluntária).

Links Relacionados

A organização recebeu 520 inscrições de 21 estados brasileiros, além de propostas internacionais. A expectativa de público é de 25 mil espectadores. A programação, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, reúne espetáculos de teatro, circo, dança, performances, shows musicais, cinema, literatura e workshops.

O festival destaca eventos como o Dramamix (textos inéditos), Autopeças, Satyriblack, Satyrigrantes e Satyritrans.

“As Satyrianas foi reafirmando sua importância social e cultural. É uma grande celebração teatral da cidade de São Paulo, a festa dos artistas em homenagem à população da cidade.”

Ivam Cabral, cofundador d’Os Satyros

Rodolfo García Vázquez, cofundador d’Os Satyros ao lado de Ivam Cabral, destaca a diversidade da programação: “Entre os destaques, eu diria que são: o documentário sobre Odair José, os textos inéditos de dramaturgos reconhecidos no Dramamix, [e] a presença de um dos diretores de teatro alemães mais importantes, Robert Schuster“. Schuster apresentará um work in progress durante o evento.

Esquenta e Abertura

A programação começa na segunda-feira, 17 de novembro, com o “Esquenta Satyrianas”. O destaque é a exibição do documentário “Vou Tirar Você Desse Lugar”, sobre Odair José, seguida de debate com o cantor e a diretora Dandara Ferreira no Cine Satyros Bijou. Na terça-feira, 18, será exibido “Cuba Libre”, de Evaldo Mocarzel, que acompanha a atriz Phedra D. Córdoba em Cuba.

A abertura oficial ocorre na quarta-feira, 19 de novembro, no Espaço Parlapatões, com o espetáculo “A Cabeça de Yorick”, do grupo homenageado. A noite contará também com a participação dos Doutores da Alegria.

O Festival Satyrianas foi criado em 1990 como um evento de resistência cultural. A companhia Os Satyros, fundada em 1989, consolidou o festival na Praça Roosevelt após retornar de um período na Europa em 2000.

Serviço

Festival Satyrianas 2025 Data: 17 a 23 de novembro (abertura oficial em 19 de novembro)

Local: Praça Roosevelt e arredores (Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, SP Escola de Teatro, etc.)

Ingressos: gratuitos ou “pague quanto puder”

Programação: www.satyrianas.com.br