A gigante do entretenimento Live Nation anunciou nesta quarta-feira (2) que vai adquirir o controle acionário do festival Rock in Rio e explicou que o fundador Roberto Medina vai manter um papel crucial na organização dos eventos.

A empresa de Los Angeles informou que vai adquirir uma participação majoritária no Rock in Rio em 2019 – embora a assessoria de imprensa do festival tenha afirmado que a divisão será meio a meio.

“A parceria vai gerar uma série de sinergias que permitirão atingir as ambições ainda maiores do Rock in Rio”, disse Medina, em nota.

A primeira edição do festival ocorreu em 1985 e teve um público de cerca de 1,4 milhão de pessoas para os dez dias de shows, com apresentações históricas como as do Queen, de Rod Stewart e do AC/DC.

Sua sétima edição no Rio de Janeiro aconteceu no ano passado, e o Rock in Rio se tornou o festival mais conhecido da América do Sul.

Ele também se expandiu para o exterior, com edições em Lisboa, Madri e Las Vegas.

A Live Nation é a maior empresa do mundo de entretenimento ao vivo. Ela promove turnês e administra a venda de ingressos pela Ticketmaster.

Como seus concorrentes, tem mirado cada vez mais em festivais e comprou participação em eventos como Lollapalooza, Bonnaroo e Austin City Limits, nos Estados Unidos, e os festivais de Leeds e Reading na Inglaterra.

Festivais cresceram bastante no mundo todo em número, público e rentabilidade desde os anos 2000.

Com isso, tornaram-se uma das principais fontes de renda da indústria musical, e empresas como a Live Nation tentam ampliar os investimentos conduzindo vários eventos.