A Sinédoque, festival nacional de documentários curtos, está em sua 3ª edição. O festival, que tem a missão de celebrar e popularizar o documentário brasileiro em curta-metragem, acontece gratuitamente, dos dias 14 a 24 de setembro, de forma híbrida.

A programação ficará disponível no site Porta Curtas para todo o Brasil ao longo dos dez dias de festival. As sessões presenciais acontecerão diariamente, às 19h, no Estação Botafogo, no Rio de Janeiro. Todos os filmes serão exibidos online e presencialmente.

O festival competitivo exibirá 50 documentários brasileiros de até 30 minutos, dos anos de 2022/23. Destes, 5 filmes sairão vencedores: 3 escolhidos pelo público e 2 pelo júri. 45% dos filmes são dirigidos por mulheres.

A Sinédoque terá eventos ao vivo diariamente no seu canal de YouTube, sempre às 15h. Serão debates, com os realizadores, mediados pelos jurados: Bruno Ribeiro, Thamyra Thâmara e João Inada.

A programação também apresentará a Mostra Inglesa. Um programa não-competitivo com 4 documentários do país em destaque. A mostra é uma parceria com a Bertha DocHouse de Londres.

A Sinédoque acontecerá dos dias 14 a 24 de setembro e para assistir é só acessar o site oficial. O festival contará com as artes da cartunista Marília Marz, que serão postadas no Instagram @sinedoquefestival.

“A Sinédoque é um festival extremamente democrático, pelo fato do documentário em curta-metragem ser um formato muito acessível. Por isso, temos tanta diversidade, originalidade e qualidade nos filmes. A expectativa é apresentar boas histórias e criar conexões entre realizadores e público, seja na sala de cinema ou na internet”, explica Lucas Vasconcellos, diretor e idealizador do Festival.