Festival Internacional de Curtas, o Kinoforum, conta com homenagem à Zita Carvalhosa

Evento acontecerá entre 21 e 31 de agosto e traz cerca de 253 filmes de 60 países, além de um tributo à fundadora

Reprodução/Instagram
Festival acontece entre 21 e 31 de agosto Foto: Reprodução/Instagram

A 36ª edição do Kinoforum, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece entre os dias 21 e 31 de agosto em São Paulo, traz 253 filmes de 60 países e uma homenagem à fundadora Zita Carvalhosa, falecida em julho deste ano.

+ Qual filme vai representar o Brasil no Oscar 2026? Veja lista com os habilitados

Com uma exibição especial de “Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema”, o evento reúne uma seleção de curtas realizados pela produtora, destacando seu pioneirismo como mulher em um campo marcado pela predominância masculina e seu papel fundamental na construção do festival.

Idealizada no aniversário dos 30 anos da Associação Cultural Kinoforum, a mostra também destaca a atuação da fundadora como produtora de curtas-metragens de relevância histórica e artística.

Mostra de filmes

O evento ainda traz títulos internacionais inéditos e aguardados no país como: “Que Bom Que Você Morreu”, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, “Quem Ama o Sol”, vencedor de Melhor Curta na mostra Orizzonti do Festival de Veneza, “Bandeira Vermelha”, estrelado por Damien Bonnard.

Outras produções são: “Vovó Nai Tinha Seus Favoritos”, de Chheangkea, vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Ficção Internacional em Sundance, “12 Momentos Antes da Cerimônia de Hasteamento da Bandeira”, de Zhizheng Qu (China), recebeu o Segundo Prêmio na seção La Cinéf de Cannes 2025.

+ Os 21 filmes em competição no 82º Festival de Veneza

O festival também apresenta “Homenagem A Kiarostami” e “Mensagem de Sergipe”, os dois últimos curtas de Jean-Claude Bernardet, além da estreia nacional de “Filme Sem Querer”, de Lincoln Péricles, um dos nomes mais importantes do cinema de periferia de São Paulo.

Ainda entre os curtas nacionais, se destacam: “Vênus Visitou São Paulo”, de Socorro Lira, que conta com a presença do Padre Júlio Lancellotti, “Bela Lx-404”, de Luiza Botelho, última atuação da atriz Léa Garcia, “A Cabana”, de Bárbara Sturm, com a atriz Dira Paes no elenco.