SÃO PAULO, 17 SET (ANSA) – A edição de 2025 do “S. Pellegrino Sapori Ticino”, um dos festivais gastronômicos mais prestigiados da Europa e que acontece a partir de 18 de setembro, fará uma homenagem inédita ao Brasil.
O evento é realizado em Lugano e outras cidades do cantão de Ticino, a região de língua italiana da Suíça e conhecida por unir paisagens lacustres, sofisticação alpina e atmosfera mediterrânea.
Ao todo, seis chefs brasileiros premiados cozinharão lado a lado com grandes anfitriões da gastronomia suíça, como Frank Oerthle (Arte al Lago), Dario Ranza (Principe Leopoldo) e Ivo Adam (The Chedi), em uma série de jantares e experiências com menus exclusivos que celebram a diversidade brasileira e os ingredientes de excelência.
Entre os nomes confirmados estão Alberto Landgraf (Oteque, Rio de Janeiro), Ivan Ralston (Tuju, São Paulo), Luiz Filipe Souza (Evvai, São Paulo), Rafa Costa e Silva (Lasai, Rio de Janeiro), Manu Buffara (Manu, Curitiba) e Felipe Schaedler (Banzeiro, Manaus e São Paulo).
O jantar de abertura acontece no dia 18 de setembro, no restaurante Meta, em Lugano, com Alberto Landgraf como convidado, mas, ao longo de dois meses, haverá eventos em Ascona, Bellinzona, Locarno, Morcote, Mendrisio e até mesmo fora do Ticino, com etapas em Genebra e Zurique.
Criado há 18 anos, o “S. Pellegrino Sapori Ticino” já reuniu mais de 500 estrelas Michelin em sua trajetória, com nomes como Joan Roca, Massimo Bottura e Andreas Caminada.
“Queremos apresentar Lugano ao público brasileiro por meio da gastronomia e de vivências memoráveis, conectando dois territórios com vocações distintas, mas complementares”, afirma Bruno Tenório, representante oficial da Lugano Region no Brasil.
A programação completa do festival inclui ainda jantares com jovens talentos suíços, noites dedicadas a chefs mulheres, colaborações entre Suíça e Itália, eventos beneficentes e experiências de hospitalidade em hotéis cinco estrelas. (ANSA).