Gratuito: Festival Feira Preta estreia em Salvador com música, moda e inovação negra

Evento chega à capital baiana de 28 a 30 de novembro com shows, Preta Talks, Feira Pretinha, desfile de moda e programação dedicada à economia preta

Divulgação.
Gratuito: Festival Feira Preta estreia em Salvador com música, moda e inovação negra. Foto: Divulgação.

O maior festival de cultura e economia preta da América Latina chega pela primeira vez a Salvador com uma programação que ocupa o Distrito Criativo da capital baiana entre os dias 28 e 30 de novembro, encerrando a programação do Salvador Capital Afro. O Festival Feira Preta Salvador, totalmente gratuito, reúne música, moda, empreendedorismo, audiovisual, gastronomia, games, talks e programação infantil, reafirmando Salvador como um dos principais pólos da cultura afro-diaspórica no mundo.

Com o tema “Axé – Revolução que dá baile”, a edição baiana é marcada pelo protagonismo de artistas, criadores, empreendedores e lideranças negras do estado, celebrando a energia, criatividade e força das expressões afro-baianas contemporâneas.

Para Adriana Barbosa, fundadora do Festival, a chegada a Salvador simboliza um capítulo especial na trajetória de mais de 20 anos do ecossistema: “O Festival Feira Preta nasceu para ser um instrumento de prosperidade para a população negra.  Chegar à Bahia, terra-mãe do Axé, da resistência e da criatividade preta, é conectar toda nossa história com o futuro. Não se trata apenas de um festival, mas de um ecossistema vivo que movimenta a economia preta, ativa territórios e transforma realidades”.

Música como celebração: shows no Palco Axé e no Palco Paredão

A música é um dos pilares da experiência do Festival. Os shows são gratuitos e abertos ao público e acontecem nos dias 29 e 30, na Praça Maria Felipa. No Palco Axé, nomes como Jau (com participação de Rachel Reis), Sued Nunes, Afrocidade, Pagode Por Elas, A Dama do Pagode, Yan Cloud, Ministereo Público, EdCity Fantasmão, a atração internacional, o rapper britânico-angolano Broken Pen, em um collab com a banda Afrocidade da Bahia, em parceria com o British Council. E ainda, o Baile Essencial comanda uma programação que celebra raízes, ritmos e inovações da cultura negra baiana.

Já o Palco Paredão, com curadoria em parceria com a Batekoo e o HitLab, apresenta batalhas de rap, slam, samba, performances e talentos emergentes do projeto Feira Preta Cria Música, além de DJs e artistas da cena periférica soteropolitana.

Empreendedorismo que faz a Economia Preta Girar

O Mercado da Preta, a feira de empreendedores do festival, é apresentado pelo SEBRAE e reúne 111 marcas que representam toda a potência do empreendedorismo baiano. O espaço une empreendedores da rede Feira Preta e da rede SEBRAE, com produtos e serviços diversos.

Já o espaço Preta Degusta, a área de gastronomia do Feira Preta Festival, é apresentado pelo ASSAI Atacadista e Instituto ASSAI, e traz 16 empreendedores com o melhor da gastronomia baiana que participaram dos processos formativos do Feira Preta Cria.  

Moda como linguagem de futuro: em parceria com o Instituto C&A

Os desfiles acontecem nos dias 29 e 30, na DOCA 1. O Preta na Moda, apresentado pelo Instituto C&A, traz desfiles de Mônica Anjos, MOAB, Balbina e 8 marcas que fazem parte do projeto Fancy Africa, plataforma internacional de moda, cultura e criatividade afrocentrada, uma parceria inédita que celebra uma ponte afro-diaspórica da moda contemporânea, unindo Brasil e África sob a lente da criatividade preta.

Além disso, abre espaço para as coleções dos 22 participantes do Feira Preta Cria Moda Salvador, que leva para a passarela o olhar de  novos estilistas baianos, creators e marcas que expressam identidades negras, suas estéticas, narrativas e tecnologias criativas.

O desfile é parte da missão do Festival de fortalecer a cadeia produtiva da moda preta, valorizando designers, costureiras, modelos e criadores que atuam em territórios tradicionalmente invisibilizados pela indústria.

Preta Talks: três dias de debates sobre empreendedorismo, clima, moda, arquitetura e diáspora apresentado por NIVEA

A programação dos Preta Talks reúne uma série de debates que atravessam diferentes dimensões da produção intelectual, cultural e econômica negra, abordando temas como empreendedorismo afro-indígena e emergências climáticas, economia criativa e a inventividade negra na moda, consumo da população negra, em parceria com a NIVEA – que assina o espaço, e fluxos de investimento e capital negro, discutindo caminhos para o fortalecimento financeiro de negócios liderados por pessoas negras. O primeiro dia, 28, é dedicado ao público empreendedor.

As conversas também exploram a arquitetura preta, destacando múltiplos olhares sobre território, memória e construção de futuro; as lideranças femininas nos negócios criativos, evidenciando trajetórias transformadoras; além de encontros sobre festivais de cultura negra na diáspora, conectando Brasil, África e comunidades negras globais. A programação inclui ainda reflexões sobre arte-educação decolonial, que propõe novas perspectivas pedagógicas, e sobre mulheres negras e tecnologias ancestrais, celebrando os saberes que estruturam práticas culturais, espirituais e comunitárias ao longo de gerações.

Feira Pretinha: programação para crianças e famílias

Destinada ao público infantil, a Feira Pretinha ocupa a Rua Portugal com atividades lúdicas, culturais e formativas que valorizam a identidade negra desde a infância, além de uma mini feira para fomentar os sonhos dos empreendedores infantis.

A programação inclui capoeira infantil, música, arte, brincadeiras, oficinas e apresentações, tudo pensado para que crianças negras se reconheçam, se expressem e ocupem os espaços do festival com protagonismo. O espaço também conta com monitores especializados. 

Audiovisual, games, mapping e stand-up ampliam as experiências

Além dos shows e debates, o Festival reúne diferentes linguagens:

Audiovisual: a Casa das Histórias de Salvador exibe documentários, curtas-metragens e rodas de conversa sobre processos criativos de diretores e produtores negros.

Games: No Doca 1 o espaço de games apresenta produções da Feira Preta em parceria com a Salve Games, como Zumbi dos Palmares e Murukutu: Floresta corpo-território, valorizando narrativas negras e indígenas em ambientes digitais.

Mapping: Em parceria com o Salvador Mapping, O “Carrinho Projetor” do VJ Bug Visuals  e o mapping “Acaso Surreal” da artista visual Kelly Pires  transformam a Praça Maria Felipa em um grande ambiente visual imersivo.

Stand-up: Apresentações de humor com artistas nacionais e internacionais como Maira Santos (Moçambique), Felipe Ferreira, Magali Soares e Matheus Buente no Mirante do Arquivo Público Municipal.

Um ecossistema que ativa cultura, impacto e economia

Mais do que um festival, a edição de Salvador materializa o trabalho do Instituto Feira Preta, organização que há mais de duas décadas impulsiona a economia preta na América Latina com programas voltados para negócios, cultura, educação, pesquisa e inovação.

A programação extensa, que vai da música à tecnologia, da moda ao empreendedorismo, da infância à diáspora, reflete a multiplicidade e a potência da experiência negra contemporânea.

“A força da cultura preta move economias, redes, territórios e futuros. Em Salvador, sentimos essa potência pulsando na rua, no empreendedor, na mãe de santo, no artista, na criança. É essa energia que queremos ampliar, conectar e celebrar.” — afirma Adriana Barbosa.

O Festival Feira Preta Salvador é realizado pelo Instituto Feira Preta e apresentado pelo Ministério da Cultura, Nubank e C&A, com apoio institucional dos governos federal (via Lei Rouanet), estadual  e municipal (Prefeitura de Salvador e Secretaria de Cultura e Turismo – Secult) e Sebrae, além do patrocínio de NIVEA, Assaí Atacadista, Instituto Assaí, Pinheiro Neto Advogados e apoio da L’Oréal, Consulado Britânico, Consulado da Mulher, Socicam – Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB), Brazil Foundation e MARS.

Sobre o Instituto Feira Preta

O Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras a partir da valorização de conhecimentos ancestrais que contribuem para a reconstrução de imaginários e a construção de novos futuros. Saiba mais através do site: https://feirapreta.com.br/

Programação completa:

– 28 DE NOVEMBRO (SEXTA) –
PRETA TALKS Apresentado por NIVEA
Local: Mirante do Arquivo Público de Salvador
Sujeito à lotação – chegar 30 minutos antes

11h às 12h30 – Lançamento da pesquisa sobre Empreededorismo Negro na America Latina, realizado pela Feira Preta em parceria com o Banco CAF
13h30 às 14h20 – Acelerando o Capital Negro – Estratégias de Financiamento e Ascensão Global
14h30 às 15h20 – O poder do consumo da População Negra – oferecimento Nívea
16h30 às 17h30 –  4 Possíveis Futuros: O Amanhã da População Negra

Com Vitor Del Rey (Instituto GUETTO), Denise Denicol (ODABÁ – Associação de afro empreendedorismo), Christel Scholten (Diretora Executiva da Reos Partners), Jamile Barreto (Sócia-proprietária da Rever Diversidade) e Ana Maria Cardoso (Analista de Pesquisa e Dados do Observatório Fundação Itaú)

AUDIOVISUAL
Local: Casa das Histórias de Salvador
14h – Documentário Ilê Ayê + Curtas
Meu Pai é praia
E seu corpo é Belo

ALVORADA DOS OJÁS
18h às 20h  – Local: Praça Maria Felipa

– 29  DE NOVEMBRO (SÁBADO) –

SHOWS
PALCO AXÉ
Local: Praça Maria Felipa
Mestres de cerimônia: Tia Má e Icaro Bonfim
12h às 12h55 – DJ Eduardo Brechó
13h às 14h – Sued Nunes convida Josyara
14h05 às 14h55 – DJ Eduardo Brechó
15h às 16h – Afrocidade convida Broken Pen
16h05 às 16h55 – DJ RDD
17h às 18h – Jau convida Rachel Reis
18h05 às 18h55 – DJ RDD
19h às 20h – EdCity Fantasmão

PALCO PAREDÃO em parceria com Batekoo e HitLab
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de Cerimônias: BABY

12h05 às 12h55 – Artistas do Feira Preta Cria Música: DJ Agojy | Tai | Nagô | Ludmila Singa | Brianny |T/o/m | Deco | Romero Mateus | Nollas | Raissa Araújo | Denise Fersan | Hebert, O Cantor

13h às 13h40 – Batalha de Rap com Adri, Azêh, Nasty e Nutt
13h45 às 14h15 – Slam Nega Fyah
14h20 às 15h10 – Experiência Jamaica
15h15 às 15h55 – Shook Na Voz + RB Cria
16h às 16h50 – Lunna Montty
16h55 às 17h45 – Levysso
17h50 às 18h40 – Paulilo
18h45 às 19h35 – Freshprincedabahia
19h40 às 20h30 – Jeffinho
20h35 às 21h25 – Tia Carol

PRETA TALKS Apresentado por Nívea
Local: Mirante do Arquivo Público de Salvador
Sujeito à lotação – chegar 30 minutos antes
10h às 10h50 – Negócios que Curam o Mundo: Justiça Climática em Ação
Com Natália Mapuá, Midiã Noelle e Eliete Paraguaçu

11h às 11h50 – Economia Criativa e Inventividade Negra na Moda
12h às 12h50 –  O corpo como território de memória Criatividade e Decisão
14h às 14h50 – Lideranças Femininas Pretas em Negócios Criativos
15h às 15h50 – Festivais da Diáspora: Conexões de afeto, inventividade e ancestralidade
16h às 16h50 – Novas Construções: Arquitetura Negra e Espaços de Pertencimento

FEIRA PRETINHA
Local: Rua Portugal
10h às 18h – Espaço Kids Afrolúdico Amora com monitores especializados
Brincadeiras focadas na cultura da infância com brinquedos afrocentrados
Espaço de Arte, onde as crianças poderão colorir
Espaço Baby com estrutura brincante adequada para bebês e crianças de colo
11h  – Encontro de Capoeira Infantil
13h – Projeto Sodomo Didá
Programação em parceria com a Escola Afro-brasileira Maria Felipa
14h- Oficina de pintura facial e brincadeiras
14h às 15h – Oficina de produção de Abayomis
17h às 18h – Oficina de Rimas e Improvisos

AUDIOVISUAL
Local: Casa das Histórias de Salvador
09h – Documentário 40 anos do Axé
10h40 – Roda de Conversa “Tempo das frestas que vazam do processo criativo da conceituação de direção na residência Iamo”

14h – Sessão de curtas seguido de conversa com idealizadores
A menina que queria voar
O Céu não sabe meu nome

STAND UP
Local: Mirante do Arquivo Público de Salvador
Sujeito à lotação – chegar 30 minutos antes
18h15 – Maira Santos (Moçambique)
19h30 – Felipe Ferreira (BA)

MAPPING com Salvador Mapping
Local: Praça Maria Felipa
19h às 21h – Carrinho Projetor
19h às 22h – Mapping “Acaso Surreal”

PRETA NA MODA apresentado por C&A
Local: Doca 1 (Área interna)
10h às 22h –  Loja colaborativa das marcas
14h às 14h30 – Desfile Feira Preta Cria (22 Marcas)
16h às 16h30 – MOAB / Balbina

GAMES
Local: Doca 1 – Sala Califórnia
13h às 18h – Jogos Feira Preta + Salve Games
Zumbi dos Palmares
Murukutu: Floresta corpo-território

FEIRA PRETA DEGUSTA apresentado por ASSAÍ

10h às 22h – Feira de Gastronomia com 12 empreendedores que participaram das turmas do Feira Preta Cria Gastronomia, patrocinado pelo ASSAI. 

MERCADO DA PRETA apresentado pelo SEBRAE
10h às 22h – Feira com 111 expositores com produtos e serviços diversos

ENCONTRO DE CAPOEIRA REGIONAL

12h às 13h  – Local: Praça Maria Felipa (Monumento à Capoeira)

ATIVIDADES EM PARCERIA COM A SECULT

9h às 17h – Exposição: Floresta de Infinitos
Local:  Casa das Histórias de Salvador
15h – Sons do Museu – Caça ao Som
Local: Cidade da Música da Bahi

– 30 DE NOVEMBRO (DOMINGO) –

SHOWS

PALCO AXE
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de cerimônia: Tia Má e Icaro Bonfim
12h às 12h25 – Música ambiente
12h30 às 13h30 – Pagode Por Elas com Rai Fereira convidam A Dama e Nath BR
13h35 às 13h55 – DJ Nai Kiese
14h às 15h – Yan Cloud convida Vírus Carinhoso
15h05 às 15h45 – DJ Nai Kiese
15h50 às 17h30 – Ministereo Público
17h35 às 18h05 – Dj Nai Kiese
18h10 às 18h55 – Baile Essencial | Bloquinho Delas
19h às 20h – Baile Essencial | O Kanalha
20h05 às 20h55 – Baile Essencial | Errari
20h55 às 21h45 – Baile Essencial | Biel Ferraz

PALCO PAREDÃO
Local: Praça Maria Felipa
Mestre de Cerimônias: Tia Carol
12h05 às 12h55 – DJ Allexuz

13h às 14h – Artistas Feira Preta Cria Música: DJ Agojy | Rita Braz | Felipe Uxê | Laela | Agatha VS | Nouve | Aspri RBF | Heder Novaes | Nayri | Una | Herley

14h05 às 14h25 – DJ Allexuz
14h30 às 15h30 – Acerte e Ganhe com Raoni Oliveira
15h35 às 15h55 – DJ Allexuz
16h às 17h – Tiago Simas
17h05 às 17h30 – DJ Belle
17h30 às 18h- Movimento Zé Pilintra (chão em frente ao palco)
18h às 19h – Samba Orisun
19h às 19h35 – DJ Belle
19h40 às 20h40 – Samba Trator

PRETA TALKS apresentado por NIVEA
Local: Mirante do Arquivo Público de Salvador
Sujeito à lotação – chegar 30 minutos antes
10h30 às 11h20 – Ato Ecumênico: religar com o sagrado

11h30 às 12h20 – Aula Magna: Pensar com a Encruzilhada: Feminismos Negros e Interseccionalidade
Com Carla Akotirene (Pesquisadora de antirracismo e feminismos negros)

12h30 às 13h20 –  Diáspora em Movimento: Conexões entre África e Brasil
Com Karen Melissa Pacheco Monteiro (Criadora de Conteúdo -Cabo Verde), Gelson Dandele (Produtor Cultural – Angola) e Dami Falade (Educador -Nigéria) | Mediação: Carolina Osunleye (Projeto The African Pride)

13h30 às 14h20 – Intervalo
14h30 às 15h20 – Mulheres de Axé: Ancestralidade, Conhecimento e Inovação
16h40 às 17h30 – Lançamento do Livro “Meridiana” de Eliana Alvez Cruz 

FEIRA PRETINHA
Local: Rua Portugal
09h – Malezinho (Saída da Igreja Nossa Senhora  da Conceição da Praia
10h às 18h – Espaço Kids Afrolúdico Amora com monitores especializados

Brincadeiras focadas na cultura da infância com brinquedos afrocentrados
Espaço de Arte, onde as crianças poderão colorir
Espaço Baby com estrutura brincante adequada para bebês e crianças de colo
Programação em parceria com a Escola Afro-brasileira Maria Felipa

12h – Oficina de produção de colares africanos
14h às 15h – Oficina de Rimas e Improvisos
17h às 18h – Oficina de produção de Abayomis 

AUDIOVISUAL
Local: Casa das Histórias de Salvador
09h- Exibição de Curtas Metragens:
Meu Pai é Praia
E seu corpo é Belo
A menina que queria voar

11h –  ijó Dudu, memorias da dança negra na Bahia
14h – Exibição do longa metragem “Kasa Branca”

STAND UP
Local: Mirante do Arquivo Público de Salvador
Sujeito à lotação – chegar 30 minutos antes
18h15 – Magali Soares
19h30- Matheus Buente

MAPPING com Salvador Mapping
Local: Praça Maria Felipa
19h às 21h – Carrinho Projetor
19h às 22h – Mapping “Acaso Surreal”

PRETA NA MODA apresentado por C&A
Local: Doca 1 (Área externa)
10h às 20h –  Loja colaborativa das marcas
15h às 15h30 – Desfile Fancy África (8 marcas)
17h às 17h30 – Mônica Anjos

GAMES
Local: Doca 1 – Sala Califórnia
13h às 18h – Jogos Feira Preta + Salve Games
Zumbi dos Palmares
Murukutu: Defenda a floresta

FEIRA PRETA DEGUSTA apresentado por ASSAÍ
10h às 20h – Feira de Gastronomia com 12 empreendedores que participaram das turmas do Feira Preta Cria Gastronomia, patrocinado pelo ASSAI. 

MERCADO DA PRETA apresentado pelo SEBRAE
10h às 20h – Feira com 111 expositores com produtos e serviços diversos

ATIVIDADES EM PARCERIA COM A SECULT
10h às 17h – Exposição: Floresta de Infinitos
Local:  Casa das Histórias de Salvador
11h – Timeline CMB
Local: Cidade da Música da Bahia