VENEZA, 07 JUL (ANSA) – Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a 77ª edição da Mostra Internacional de Arte Cinematográfica da Bienal de Veneza, que acontecerá entre os dias 2 e 12 de setembro, precisará ter uma quantidade menor de filmes.   

A organização do evento adotou a medida após os protocolos de saúde impostos pela emergência da Covid-19. Além da diminuição de filmes que serão apresentados, o Festival de Veneza também respeitará as medidas de distanciamento social.   

A mostra, uma das mais importantes do mundo cinematográfico, é dividida em diferentes seções. A “Venezia 77”, evento principal cuja premiação é o Leão de Ouro, está prevista para acontecer normalmente, bem como as categorias “Horizontes” e “Fora de Competição”.   

O “Venice Virtual Reality”, que apresenta filmes de realidade virtual, será realizado online. Já o “Clássicos de Veneza”, que recebe uma seleção das melhores restaurações de longas antigos, deverá ser feito em Bolonha, entre os dias 25 e 31 de agosto.   

Já a seção “Sconfini”, que separa uma série de obras sem vínculos de gênero, duração e proposta, não deverá ser realizada, com o objetivo de garantir um maior número de assentos disponíveis para os filmes das outras categorias.   

As novidades da próxima edição do Festival de Veneza serão apresentadas em 28 de julho.(ANSA)