O TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto) 2022, que acontece até o próximo dia 18, no Canadá, terá a presença de uma comitiva brasileira de produtoras negras.
A iniciativa de formação em produção executiva é um projeto do Nicho 54, voltado ao fomento da presença negra no audiovisual.
Liderada por Fernanda Lomba, idealizadora do Nicho Executiva, a delegação brasileira deve participar de reuniões com executivos da indústria, debates e masterclasses.
A participação é semelhante a que o grupo já fez em outros festivais pelo mundo, como o principal deles, o Festival de Cannes, na França, em maio desse ano. Mas, com a possibilidade de apelo mais forte na temática racial, segundo Fernanda.
“A presença em Toronto é singular, pois trata de um território com indícios de uma indústria mais racializada em relação a outros mercados”, explicou a idealizadora do Nicho Executiva.
Lançado em janeiro de 2022, o programa oferece formação teórica e prática em Produção Executiva para o mercado audiovisual, com o objetivo de fortalecer o perfil de liderança de mulheres negras.
“Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais significa repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão de vozes da nossa sociedade”, diz Joelma Gonzaga, produtora e coordenadora do programa, que atua ao lado de Fernanda como mentora das participantes.