Festival de Cinema Italiano revela obras de sessão retrospectiva

SÃO PAULO, 30 SET (ANSA) – A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano desembarca ao Brasil no próximo dia 29 de outubro para celebrar duas décadas de exibição e difusão da cinematografia do “Belpaese” com 12 títulos inéditos no país e 12 obras clássicas na “Sessão Retrospectiva”.   

Em anúncio exclusivo à ANSA, o festival revelou seis dos 12 longas que vão compor o cardápio de clássicos, destacando a força e a diversidade da sétima arte na Itália ao longo dos anos.   

São eles: “Ladrões de Bicicletas”, de Vittorio De Sica; “Paisà”, de Roberto Rossellini; “Antes da Revolução”, de Bernardo Bertolucci; “Amor na Cidade”, antologia dirigida por nomes como Michelangelo Antonioni, Federico Fellini e Cesare Zavattini; “Sopralluoghi in Palestina”, de Pier Paolo Pasolini; e “O Jantar”, de Ettore Scola.   

Os outros seis títulos da mostra, assim como os doze filmes que integram a “Sessão Inéditos”, serão divulgados em breve.   

Neste ano, o evento disponibilizará uma programação que conecta passado e presente do cinema italiano e prestará homenagem aos grandes maestros da sétima arte, os quais transformaram os escombros da guerra em obras-primas que emocionaram o mundo.   

Além deles, os mestres contemporâneos, que seguem ampliando esse legado com filmes inovadores, profundamente enraizados na herança de seus predecessores, também serão destaques no festival.   

“Os grandes mestres do cinema italiano deixaram um legado que atravessa o tempo. Suas obras são testemunhos da alma humana e continuam a dialogar com o nosso presente, revelando que os dilemas, os sonhos e as fragilidades de ontem ainda permanecem hoje. Nesta retrospectiva, celebramos essa ponte entre passado e futuro, que nos recorda que o cinema é, antes de tudo, uma arte de humanidade e eternidade”, explicou Erica Bernardini, curadora e diretora do Festival. (ANSA).