SÃO PAULO, 10 NOV (ANSA) – Os organizadores do festival Agenda Brasil, principal evento dedicado ao cinema brasileiro na Itália, anunciaram os vencedores da 12ª edição, realizada no Anteo Palazzo del Cinema, em Milão, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro.
O longa “Enquanto o céu não me espera”, de Cristiane Garcia, venceu na categoria de ficção, enquanto “Mambembe”, de Fabio Meira, foi premiado na seção de documentários, ambos reconhecidos com o prêmio da crítica.
Já os filmes “Aumenta que é rock’n roll”, dirigido por Tomás Portella, e “Luiz Melodia – No coração do Brasil”, de Alessandra Dorgan, receberam os prêmios de voto popular.
O júri oficial também concedeu menções honrosas às produções “O palhaço de cara limpa”, de Camilo Cavalcante, e ao documentário “A música natureza de Léa Freire”.
“O voto popular de melhor documentário para ‘Luiz Melodia – No Coração do Brasil’ nos deixa ainda mais orgulhosos do nosso trabalho. É muito gratificante levar essa história tão longe”, celebrou Alessandra Dorgan, que dirigiu o filme sobre o cantor que misturou samba, bossa nova, blues e jazz.
Já Regina Nadaes Marques, diretora da Associação Vagaluna, organizadora do Agenda Brasil, avaliou que o sucesso do evento “comprova o grande interesse do mercado italiano pelo cinema brasileiro”.
“Creio que um dos trunfos do festival está no fato de dar espaço tanto a filmes realizados por produtoras de maior porte quanto a produções completamente independentes, oferecendo um panorama rico para quem deseja mergulhar na realidade brasileira”, acrescentou. (ANSA).