São Paulo, 19 – A Fertilizantes Tocantins inaugura nesta quinta-feira, 19, uma nova fábrica de fertilizantes em Catalão (GO). A unidade recebeu investimentos de R$ 52 milhões, terá capacidade para armazenar 80 mil toneladas e produzir, em média, 60 mil toneladas de adubos por dia, segundo nota da companhia.

“Goiás sempre esteve presente no nosso projeto de crescimento. Com esta nova unidade, a empresa passa a atender as principais regiões produtoras do Centro-Oeste brasileiro, uma região com produtividade alta e crescente”, disse no comunicado o CEO da empresa, José Eduardo Motta. A Fertilizantes Tocantins é controlada desde 2016 pelo grupo suíço EuroChem.

Além de produzir adubos convencionais, a nova planta deve atender à demanda do Estado por produtos especiais, a partir de matérias-primas nitrogenadas produzidas na Europa pela EuroChem.

Goiás consome aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, segundo nota da companhia. “A expectativa é de que nos próximos anos Goiás represente até 15% do total das vendas da empresa”, disse no comunicado o diretor de Vendas Centro-Sul da empresa, Eric Santos. Segundo o executivo, antes mesmo da inauguração, 60% das vendas projetadas para o ano já foram feitas.

Com a fábrica em Catalão, a Fertilizantes Tocantins passa a contar com oito unidades de produção de adubos. As demais estão localizadas em Porto Nacional (TO), São Luís (MA), Querência (MT), Sinop (MT) – esta, inaugurada há dois meses -, Rondonópolis (MT), Barcarena (PA) e Anápolis (GO).

O escritório corporativo fica em Goiânia (GO). Com essa estrutura, atende às regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e também o Estado de Minas Gerais. Conforme a companhia, em 2017 foram vendidas 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes.

Segundo o comunicado, a EuroChem está concluindo dois grandes projetos de produção de cloreto de potássio na Rússia, denominados Volgakaliy e Usolskiy – este último já em operação. A empresa distribui seus produtos em mais de 40 países.