Ferrero celebra República Italiana e 79 anos de tradição

SÃO PAULO, 2 JUN (ANSA) – A Ferrero, dona de marcas como Nutella, Kinder, Ferrero Rocher e Tic Tac, celebra o Dia da República Italiana, fruto de um referendo realizado em 2 de junho de 1946, menos de um mês depois do nascimento da empresa que hoje é um dos maiores símbolos do “made in Italy”.   

“A história da Ferrero é marcada por valores que atravessam gerações como qualidade, inovação e respeito às pessoas. Mesmo sendo uma empresa global, presente em mais de 170 países, ela preserva com orgulho suas raízes italianas e seu compromisso com a excelência em cada detalhe desde a sua fundação”, explica Fernando Careli, Diretor de Assuntos Corporativos na América do Sul.   

Pietro Ferrero tinha apenas 25 anos quando, ao lado de sua esposa, Piera, abriu sua primeira confeitaria em 1923, na região do Piemonte, norte da Itália. Mestre na arte da “pasticceria”, Pietro também era um espírito criativo e incansável e criou o “Giandujot”, uma mistura de cacau e avelã inspirada na tradicional gianduia de Turim.   

O sucesso foi tanto que a demanda logo superou a capacidade da pequena confeitaria, levando Pietro e seu irmão, Giovanni, a abrir sua primeira fábrica, em maio de 1946, dando origem à Ferrero, enquanto a Itália estava prestes a sacramentar a transição da monarquia para a república.   

Após quase oito décadas que a transformaram em uma gigante global de alimentos doces, a Ferrero ainda defende princípios presentes desde sua origem, como os fortes valores familiares, a atenção aos detalhes e o compromisso com a qualidade.   

Michele, filho de Pietro, assumiu o comando da empresa em 1957 e foi responsável por transformar e aumentar o portfólio da Ferrero, com o lançamento de mais de 20 produtos, incluindo o icônico creme de avelã Nutella, em 1964, a partir do Giandujot original. Em seguida, vieram marcas como Kinder e Tic Tac.   

Em 1974, o lançamento do Kinder Ovo, que combinava chocolate e uma surpresa, surpreendeu o mercado e virou sensação instantânea nas prateleiras. Já em 1982, Michele apresentou ao mundo o Ferrero Rocher, fruto de cinco anos de desenvolvimento até que o bombom estivesse pronto para conquistar os consumidores.   

Hoje o grupo conta com uma receita anual de mais de 18,4 bilhões de euros (cerca de R$ 122 bilhões), além de 37 unidades de produção, incluindo uma fábrica no Brasil, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Os produtos da companhia são vendidos em mais de 170 países.   

“Mesmo com toda essa expansão, os valores que marcaram sua origem permanecem inalterados. A Ferrero continua sendo uma empresa familiar que valoriza a excelência, a inovação com propósito e o compromisso com a comunidade global”, afirma Careli.   

Essa postura se traduz em estratégias de longo prazo e um compromisso com ações de sustentabilidade, que tornam a companhia uma referência no assunto. Exemplo disso é sua liderança no ranking da WWF sobre fornecimento sustentável de óleo de palma e o compromisso de adquirir 100% de seu cacau por meio de padrões independentes. (ANSA).