Uma dança elétrica das cadeiras no comando da Eletrobras foi anunciada no início desta noite de segunda, 14, pela companhia. Wilson Ferreira Jr pediu demissão.

A nota oficial da empresa não cita os motivos. Mas a Coluna apurou com fontes do setor que desde o último dia 8 há uma forte – e oficial – cobrança do governo federal para suspender o plano de demissão voluntária de 1.500 funcionários.

Ivan Monteiro, que preside o conselho administrativo, vai assumir o posto, e para seu lugar ascende o conhecido consultor empresarial Vicente Falconi.

Ferreira deixa o cargo seis dias após o ministro interino de Minas e Energia, Efraim Cruz, enviar um ofício cobrando, como sócio da Eletrobras, detalhes de como o PDV assistiria quem a ele aderisse. No documento o ministro também solicitou que a companhia suspendesse o PDV até responder o planejamento.

O problema agora fica com Ivan Monteiro, ex-presidente da Petrobras, e Falconi, conhecido especialista em gestão, que entraram no conselho há um ano, logo depois da capitalização da Eletrobras que tirou o controle maior do Governo federal.

Eletrobras – Fato Relevante – 14.08.2023 – Renúncia