Ferrari divulga detalhes de seu 1º carro 100% elétrico

MARANELLO, 9 OUT (ANSA) – A Ferrari apresentou nesta quinta-feira (9) os detalhes iniciais do seu primeiro carro totalmente elétrico, uma aposta da montadora de automóveis superesportivos mais cultuada do mundo para entrar na nova era verde.   

As novidades foram divulgadas durante um evento para investidores na fábrica da marca em Maranello, na Itália, uma ocasião definida como “histórica” pelo CEO Benedetto Vigna.   

O modelo terá quatro portas e quatro assentos, potência superior a mil cavalos, autonomia declarada de mais de 530 quilômetros e velocidade máxima de 310 quilômetros por hora.   

Além disso, será equipado com quatro motores elétricos independentes para garantir um controle ativo em cada roda.   

“Será uma oportunidade para ampliar nossa base de clientes”, acrescentou o CEO.   

O projeto é fruto de anos de pesquisas iniciados em 2009, a partir das soluções híbridas aplicadas na equipe da Ferrari na Fórmula 1, e busca acolher os consumidores que anseiam ter um carro produzido em Maranello, mas não abrem mão de dirigir apenas veículos elétricos.   

A expectativa é de que o design interno do modelo seja divulgado no começo de 2026, enquanto o lançamento deve ocorrer alguns meses depois. No entanto já se sabe que a Ferrari dedicou uma atenção especial ao rugido do motor, um símbolo dos carros da marca, mas que costuma ser silencioso em veículos elétricos.   

“Durante a condução normal, o carro prioriza o silêncio para aumentar o conforto acústico, mas, quando o motorista usa o torque do motor enquanto acelera ou utiliza as alavancas [do câmbio] no modo manual, o som é ativado”, assegurou Gianmaria Fulgenzi, diretora de desenvolvimento de produtos da fabricante.   

A diferença é que, nos carros movidos a combustão, o som se propaga por meio de vibrações aéreas; já nos motores elétricos, as ondas sonoras viajam por meio do metal, como vibrações sólidas.   

A Ferrari prevê lançar pelo menos quatro modelos por ano entre 2026 e 2030, e a meta é chegar no fim da década com uma oferta de produtos 40% a combustão, 40% híbrida e 20% elétrica.   

“A nova Ferrari elétrica demonstra mais uma vez nosso desejo de progredir combinando rigor tecnológico, criatividade de design e maestria artesanal”, disse o presidente da marca de Maranello, John Elkann. (ANSA).