MILÃO, 18 AGO (ANSA) – A Ferrari assinou nesta terça-feira (18) o chamado “Pacto de Concórdia”, documento que rege a participação das equipes na Fórmula 1 e define aspectos normativos, comerciais e de governança da principal categoria do automobilismo.
O acordo foi firmado com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a F1 e é válido para o período entre 2021 e 2025, já que o atual pacto vence em 31 de dezembro de 2020.
Além da Ferrari, a McLaren também confirmou a assinatura do documento. “Estamos contentes por ter renovado aquele que é conhecido como Pacto de Concórdia, que regulará a Fórmula 1 pelos próximos cinco anos”, disse o CEO da equipe e montadora italiana, Louis Camilleri, em comunicado oficial.
“Estamos muito confiantes de que a colaboração com a FIA e a Liberty Media [detentora dos direitos comerciais da categoria] possa tornar a Fórmula 1 ainda mais atraente e espetacular, preservando as características de máximo desafio tecnológico”, acrescentou.
A Ferrari é a única equipe a participar de todas as edições do campeonato de F1 desde 1950 e lidera o ranking de títulos tanto entre pilotos (15) como entre construtores (16). (ANSA).