MARANELLO, 15 FEV (ANSA) – Visando acabar com a supremacia da pentacampeã Mercedes, a Ferrari apresentou nesta sexta-feira (15) em Maranello, na Itália, o SF90, o novo carro da escuderia italiana para a temporada de 2019 da Fórmula 1. Para este ano, a Ferrari optou por mudar o tom do seu tradicional vermelho, sendo mais fosco do que no carro da temporada passada. Além disso, outra novidade é que a equipe também adotou alguns detalhes em preto no SF90.   

A traseira “bastante fina”, que deixará a “unidade de potência mais enxuta”, e a parte de cima do chassis, que foi trabalhada para ter menor necessidade de refrigeração, tiveram grande destaque na apresentação do monoposto. A nomenclatura do novo modelo faz referência à equipe italiana – SF de Scuderia Ferrari – e 90 ao nonagésimo aniversário do primeiro monoposto fabricado pela Ferrari, em 1929.   

“Estamos comemorando nosso 90º aniversário este ano e estamos bem conscientes da responsabilidade que nossa gloriosa história acarreta e entendemos que existem grandes expectativas.   

Representamos o orgulho da nação, milhões de apoiadores, com confiança no talento de homens e mulheres que trabalham incansavelmente para realizar nossas ambições”, afirmou o CEO da Ferrari, Louis Camilleri.   

O presidente da Ferrari, John Elkann, afirmou que está “orgulhoso” pela equipe de Maranello conseguir “unir um país inteiro”.   

“Estou extremamente empolgado para esta temporada. Pilotar para a Ferrari é um sonho de criança. É uma grande oportunidade correr com Sebastian, posso aprender bastante com ele. Estou certo de que será uma grande temporada, vamos trabalhar juntos”, disse o piloto da Ferrari, Charles Leclerc.   

Já o alemão Sebastian Vettel, afirmou que a equipe está no “caminho certo” e que o grande objetivo nesta temporada é “vencer o título”.   

O novo chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que o SF90 “não é uma revolução”, já que o monospoto da equipe foi “adiante com os conceitos do ano passado”. Após a apresentação em Maranello, todos os membros da equipe da Ferrari colocaram um boné vermelho e tiraram uma foto juntos atrás do SF90.   

O tetracampeão Vettel irá para sua quinta temporada com a Ferrari. Neste ano, o alemão terá como companheiro de equipe o monegasco Leclerc, que fez uma ótima temporada de 2018 pela Sauber e substitui o finlandês Kimi Raikkonen.   

No ano passado, com o modelo SF71H, a Ferrari até pareceu que iria acabar com o jejum de títulos. No entanto, a equipe italiana foi superada ao londo da temporada pela Mercedes.(ANSA)