A Pirelli anunciou nesta quarta-feira os detalhes do programa de testes que irá realizar para desenvolver os pneus que serão utilizados na temporada 2017 da Fórmula 1, mais largos e rápidos, que contará com a participação direta de Ferrari, Red Bull e Mercedes, as três principais equipes do grid.

Serão um total de dez testes, compreendendo um período de 24 dias de sessões, com cada uma das equipes treinando com carros de 2015, que receberão algumas modificações definidas pela Federação Internacional de Automobilismo e que simularão o desempenho previsto para o próximo ano com as mudanças no regulamento técnico.

A Ferrari vai realizar os primeiros testes com os novos pneus, 25% mais largos do que os atuais, nos dias 1º e 2 de agosto, no circuito de Fiorano, que será molhado para que as atividades sejam com os compostos intermediários e de chuva. Nos dois dias seguintes, a Red Bull vai testar os novos pneus slick em Mugello.

Depois, nos meses de setembro, outubro e novembro, vão ser realizados sete testes, três com a Mercedes e outros dois com Red Bull e Ferrari, cada. Finalmente, em 29 de novembro, no circuito de Abu Dabi, ocorrerá um último teste, de validação final, com a presença das três equipes. Por razões de igualdade esportiva, Ferrari, Red Bull e Mercedes são obrigadas a compartilhar todos os dados recolhidos durante esses testes com as outras equipes da Fórmula 1.

Com os novos pneus, a expectativa é de que os tempos de volta sejam reduzidos em cerca de quatro segundos a partir de 2017. O pneu dianteiro, atualmente com 245 milímetros de largura, vai aumentar para 305mm, enquanto o traseiro vai crescer de 325mm para 405mm.

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