Uma ferramenta criada pelo YouTube para combater desinformação e fake news acabou causando confusão na rede social, nesta segunda-feira (15), quando o incêndio da catedral de Notre-Dame foi erroneamente confundido com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. As informações são da CNN.

De acordo com a emissora americana, o YouTube culpou uma falha no algoritmo da ferramenta. Todos os links sobre o incêndio em Paris foram removidos depois de o problema ser detectado.

A ferramenta criada pela rede social coloca um parágrafo da Enciclopédia Britânica para explicar o assunto em diversos vídeos. Nesta segunda-feira, porém, o incêndio era erroneamente como o ataque terrorista de 11 de setembro. As informações foram colocadas em vídeos de canais de emissoras de televisão e também em vídeos ao vivo que eram colocados no YouTube.

A checagem de fake news do YouTube foi criada m 2018 para combater desinformações depois que diversas teorias conspiratórias foram criadas sobre o tiroteio em Las Vegas, nos Estados Unidos, que matou diversas pessoas.