Fernando Diniz decidiu convocar quatro jogadores que atuam no futebol brasileiro em sua estreia como técnico da seleção brasileira. Chamou a atenção, contudo, que nenhum deles atua no Botafogo, líder disparado do Campeonato Brasileiro. O goleiro Lucas Perri era um dos cotados, mas o treinador optou por dar chances a Bento, do Athletico Paranaense.

A opção pelo defensor do rubro-negro paranaense teve, além do aspecto técnico, o fator idade, segundo Fernando Diniz. “Bento tem a ver com a idade, e ele vem se destacando”, considerou Diniz, acrescentando que isso dará “experiência de aproximá-lo da seleção brasileira”. A questão é que Bento tem 24 anos, apenas um a menos do que os 25 do titular do Botafogo.

Fernando Diniz, contudo, não se fez de rogado ao ser questionado sobre a ausência de jogadores do líder do Campeonato Brasileiro. “Obviamente que o Botafogo tem muito mérito de estar onde está. A gente olhou para o Botafogo, mas não quer dizer que o fato de o time estar em primeiro lugar no campeonato que a gente tem que convocar algum jogador. Não está escrito em nenhum livro”, considerou. “O critério não é onde os times estão posicionados na tabela da competição”.

Resposta semelhante foi dada sobre a ausência de jogadores do Flamengo, clube que possui o elenco mais caro do Brasil. “Concordo que o Flamengo tem o maior investimento do País, mas pelos critérios que a gente adotou, vale o que eu falei na pergunta sobre o Botafogo”, afirmou Diniz. “Tinha jogadores do Flamengo na lista larga, mas conforme fomos enxugando a lista, definimos o que seria mais adequado”.

Além de Bento, a seleção brasileira convocada para os jogos diante de Bolívia e Peru, pelas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, no próximo mês, terá Nino e André, do Fluminense, e o palmeirense Raphael Veiga entre os jogadores que atuam em clubes do País.