Já escrevi por aqui sobre a forma de medida de tempo adotada pelos gregos; o Chronos (tempo medido) e o Kairos (tempo da intensidade)
Pois retorno a tais valores para relembrar a memória e o legado De Fernando Campana; designer; que formou a dupla mais criativa da historia brasileira ao lado de seu irmão Humberto.
Primeiramente preciso mencionar a importância crucial que a dupla teve em minha vida. Era final dos anos 90 quando, ainda estudante de arquitetura e no auge daquela indagação sobre propósito e o que fazer com a vida que se descortinava perante meus olhos; tive a oportunidade de cursar um workshop com a dupla de designers brasileiros.
No citado, workshop a ligação com Fernando foi imediata; pelo astral , genialidade e generosidade que emanava.
Ali criei a Minha primeira peça tendo F+ H como tutores criativos. A peça viria a a ganhar concursos; ser exposta em Milão e o resto é história.
O fato é que este que vos escreve encontrou na paixão pelo design seu propósito de vida; muito em função daquele ano; que posso traduzir como o mais amplo exemplo de Tempo Kairos em minha vida.
Mas para falar de Fernando; devo aumentar esse espectro analítico.
Fernando foi Kairos para o Brasil
A intensidade do trabalho desenvolvido juntamente a seu irmão Humberto revolucionou a forma de “ser criativo” brasileiro.
Em um intenso processo de pesquisação, driblavam a falta de apoio e tecnologia da indústria brasileira transformando matérias primas banais (mas nas quais viam potencial) na mais pura obra de arte.
Ressignificaram o “fazer design”.
O Brasil passava então de mero observador a protagonista do design mundial, através do olhar e das mãos da dupla brasileira.
Mas para falar de Fernando, devo aumentar ainda mais esse espectro.
A dupla brasileira transformou o mundo; e seu entendimento sobre o que é design.
Enquanto a tecnologia despontava (início dos anos 2000) como principal eixo de pesquisa do design, a dupla brasileira transformava móveis em objetos de desejo.
Assim foi com a notória Poltrona Vermelha ; feita artesanalmente em corda(que até o mais leigo leitor no tema design; tem em sua mente) que passou a integrar o acervo do MOMA de Nova York.
Na sequência a favela brasileira então vista de forma tão pejorativa era eternizada na linguagem da poltrona de mesmo nome.
Uma peça cuja fórmula era apenas a fantasia e algumas centenas de pedaços de madeira.
Criação pós criação estenderam sua presença em diversos outros museus mundiais, passaram a desenhar peças para as mais estreladas marcas de design do mundo
Mas para falar de Fernando, devo aumentar ainda mais esse espectro.
A Revolução causada pela dupla brasileira não se restringiu ao campo do design mundial.
Mas sim como verdadeiros desbravadores de uma nova estética, influenciaram o mundo das artes e todo o campo da estética
Designers do Brasil e do mundo encorajaram- se por apresentar criações disruptiva, utilizando- se de produtos acessíveis e quotidianos.
Os irmão desbravadores ressignificaram a estética e dessa forma abriram espaços para que tantos designers e artistas do Brasil e do mundo apresentassem criações plenas de regionalismo, identidade e recontextualização de materiais.
Se transformaram em arquistars pertencentes ao Star System mundial e passaram a desenvolver arte (ou será design?) para o mundo da moda; como Louis Vuitton, Lacoste, Moschino; fazer quadros (uma das últimas paixões de Fernando era a criação de telas com recortes); stands e arquitetura
Dessa forma ; Fernando (ao lado de Humberto) são hoje imortais e figuram o Olimpo dos Deuses da Arte e Design.
Fernando merece (e deve estar) ao lado de seus pares geniais: Marcel Duchamp, Alessandro Mendini, Andy Warhol, Nimeyer.
Enfim os Deuses do campo da estética
Difícil escrever sobre Fernando, sem citar Humberto. F+H são o lnipresentes, quase falar de “dois em um”
Uma dupla criativa brasileira, mundial, de hoje , de amanhã e de todo o sempre.
Obrigado, Fernando!