A equipe de Fórmula 1 Aston Martin e o veterano piloto espanhol Fernando Alonso anunciaram, nesta quinta-feira (11), um acordo de “longo prazo” para continuarem juntos na principal categoria do automobilismo.

“Eu sou Fernando Alonso. Estou aqui para ficar”, garantiu o asturiano num pequeno vídeo divulgado pela equipe, que no seu comunicado também se limita a reproduzir a frase, sem dar mais detalhes.

Alonso, de 42 anos e campeão mundial pela Renault em duas ocasiões no passado (2005 e 2006), permanecerá na equipe pelo menos até que cheguem as novas regras em 2026, que significarão mudanças significativas na F1. Nesse ano a Honda chegará à Aston Martin como fornecedora de motores.

“Não foi uma decisão difícil de tomar”, reagiu mais tarde o espanhol durante uma coletiva de imprensa. “Eu queria continuar pilotando pela Aston Martin e eles queriam que eu continuasse, então quando ambas as partes quiserem, o acordo chegará”, observou ele.

O nome de Alonso vinha sendo citado como um possível novo piloto da Mercedes, que busca um substituto para Lewis Hamilton, que no final da atual temporada partirá rumo à Ferrari. Houve até especulações sobre a possibilidade de ele se transferir para a Red Bull, equipe que é a atual campeã.

A maioria dos pilotos que participam da Fórmula 1 este ano têm contrato até o final de 2024. Foi o que aconteceu com Alonso até o anúncio desta renovação.

“Este acordo plurianual com Fernando nos leva até 2026”, explicou o chefe da Aston Martin, Mike Krack.

“Fernando tem sede de vitórias, pilota melhor do que nunca e está mais em forma do que nunca. Ele está totalmente dedicado a tornar a Aston Martin competitiva”, acrescentou.

Em 2023, em sua primeira temporada pela equipe britânica, Alonso terminou em quarto lugar na classificação do Mundial de Pilotos. Foi a sua melhor classificação desde 2013, quando foi vice-campeão mundial.

“Construímos uma forte relação de trabalho ao longo dos últimos dezoito meses e partilhamos a mesma determinação para alcançar o sucesso deste projeto”, disse Krack.

Em 2024, depois de quatro Grandes Prêmios, o espanhol está atualmente em oitavo na classificação por pilotos e a Aston Martin em quinto no Mundial de construtores.

No total, Alonso tem 32 vitórias em Grandes Prêmios em sua carreira, embora a última delas remonte a maio de 2013.

bur-hdy/dr/ol/aam/mvv