A atriz brasileira Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro por seu papel de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, vai integrar o júri da 82ª edição do Festival de Veneza.
Os jurados foram anunciados nesta sexta-feira, 18, pela Bienal de Veneza, organizadora do evento, após proposta do diretor artístico de uma das três principais mostras de cinema do mundo, Alberto Barbera.
Torres, que foi ovacionada no festival no ano passado após a exibição de “Ainda Estou Aqui”, estará ao lado do diretor e roteirista francês Stéphane Brizé, da diretora e roteirista italiana Maura Delpero, do diretor, roteirista e produtor romeno Cristian Mungiu, do cineasta e escritor iraniano Mohammad Rasoulof e da atriz chinesa Zhao Tao.
+ Com ‘Ainda Estou Aqui’, Brasil conquista primeiro Oscar de melhor filme internacional
Com quatro homens e três mulheres, o júri será presidido pelo diretor e roteirista americano Alexander Payne e terá a responsabilidade de escolher os vencedores dos prêmios do concurso principal da Mostra de Veneza, incluindo o cobiçado Leão de Ouro, destinado ao melhor filme.
Já o corpo de jurados da seção Horizontes, que é dedicada a novas propostas cinematográficas, terá a diretora e roteirista francesa Julia Ducournau, presidente do colegiado, o cineasta e videoartista italiano Yuri Ancarani, o crítico de cinema argentino Fernando Enrique Juan Lima, a diretora australiana Shannon Murphy e a artista e diretora americana RaMell Ross.

Cena de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”